Agências internacionais de notícias, como France Presse, noticiam que a chinesa Geely está comprando ações da Volvo Trucks (8,2% do capital e 15,6% dos direitos de voto no Volvo Group). Esse montante é suficiente para a fabricante chinesa ser o maior acionista da Volvo Trucks.
Já termos de direito a voto, o fundo de investimento Industrivärden continua sendo o maior acionista (21,8%) e em ações conta com 6,7%.
O valor da operação não foi revelado, porém, com base do valor da ação da AB Volvo na Bolsa de Estocolmo, estima-se que o fundo de investimento Cevian (quem vendeu as ações) tinha 27 milhões de coroas suecas, ou 3,2 bilhões de euros.
Marcas do grupo
A AB Volvo produz caminhões (Volvo Trucks, Mack, Renault Trucks), ônibus, veículos militares (Renault Trucks Defense), maquinário para obras e motores marítimos (Penta).
A operações de caminhões e veículos de passeio da Volvo foram separadas em 1999 e em 2010 a Geely já havia comprado a operação de automóveis, depois de já ter sido vendida para Ford Company.
Na época que o Grupo Volvo resolveu vender a operações de automóveis, a estratégia era concentrar em veículos comerciais, pois os acionistas já previam que eles, sozinhos, não teria condições de fazer os investimentos necessários para continuarem sendo competitivos mundialmente.