Para a fabricante italiana Iveco, o caminhão do futuro é autônomo, sustentável, capaz de percorrer longas distâncias e movido por motores com combustível limpo. Com base nesses requisitos, a marca apresentou no IAA 2016 o Z Truck, que apresenta mudanças que podem revolucionar a logística do futuro.
À primeira vista, o habitáculo de condução é diferente de tudo o que se viu até hoje, com uma espécie de sofá do lado do passageiro e banco do motorista totalmente anatômico. No entanto, dependendo da necessidade, todo o ambiente pode ser reconfigurado. O volante em formato de manche é próximo aos empregados nos aviões, além de trazer comandos sensíveis ao toque em sua estrutura. O painel de instrumentos é totalmente digital, e as informações podem ser selecionadas de acordo com a necessidade do condutor.
Ainda sobre sua cabine, o espaço, segundo a Iveco, foi planejado para proporcionar ao condutor o melhor em termos de visibilidade, com o emprego de um parabrisa largo e ‘inteligente’; inclusive com teto solar. Por fim, uma extensa tela digital e sensível ao toque, localizada na parte de cima da cabine, conta com todos os comandos necessários para operar o caminhão.
O italiano do futuro, Z Truck, sería impulsionado por um propulsor a biogás e biometano, com 460 cv de potência e promete autonomia de até 2.200 quilomentros. kilómetros. Internamente chamado de Impactro Zero, o conceito recebe todas as inovações Iveco, como aerodinâmica redesenhada, tecnologias de condução autônoma e reaproveitamento de gases do escape. Completa as inovações os pneus de baixa resistência ao rolamento e a transmissão automática de 16 velocidades.
Como conceito, o Z Truck pode não vir a ser produzido em sua totalidade, mas suas tecnologias poderão ‘pintar’ nos caminhões Iveco em um futuro próximo. 09