ZF: 100 anos de tecnologia

59


A ZF, tradicional empresa de tecnologia, está contando os meses para celebrar o seu primeiro século de existência. No dia  9 de setembro de 1915, com o nome de Zahnradfabrik GmbH, a marca iniciava suas atividades. A primeira sede da marca foi aberta em Friedrichshafen, Alemanha, onde a ZF começou a sua tragetória como fornecedora de componentes para o setor de aviação.

Aos poucos a empresa foi ganhando notoriedade, e passou a oferecer seu portfólio às montadoras automotivas. A aposta se mostrou positiva, e a marca se tornou fornecedora de transmissões para o setor, que ainda estava em plena expansão no país. Com investimentos em licenças e desenvolvendo seu próprio know-how, a ZF incluiu em seu portfólio diversos sistemas de direção para veículos, de passeio e comerciais, na década de 1930. No período da Segunda Guerra Mundial, a produção da empresa foi fortemente afetada – na ocasião a marca já possuía três unidades na Alemanha.

Com o fim da guerra, em 1946, a ZF retomou a sua produção – fabricando, inicialmente, transmissões para tratores e veículos comerciais. Aos poucos, a empresa conquistou novos nichos de mercado. E, em 1965, iniciou a produção em série de seu primeiro câmbio automático escalonado para automóveis. Ao mesmo tempo em que expandia seu portfólio de produtos, a empresa começava a expandir sua presença em novos mercados. Foi assim que a empresa chegou ao Brasil, em 1958 – primeira unidade fora da Alemanha. Em seguida, centros de fabricação foram erguidos nos Estados Unidos e China, em 1979 e 1993, respectivamente.   

Ao chegar ao Brasil, a empresa instalou-se na cidade paulista de São Caetano do Sul. O primeiro produto feito na planta brasileira foi a transmissão para o veículo DKW Vemag, em 1959. Com um portfólio crescente de produtos, a marca começou a estudar uma nova unidade fabril, já que a planta no ABC paulista já não comportava toda a produção. Em 1981, a ZF do Brasil inaugurou sua nova fábrica, em Sorocaba, interior de São Paulo. Um completo de 700 mil m², que pouco tempo após a sua inauguração já produzia eixos e transmissões para máquinas agrícolas. Em 1997, toda a produção da fábrica no ABC foi transferida para Sorocaba.

Registrando grande crescimento na América do Sul, a fabricante passou a ampliar a quantidade de plantas produtivas no continente, e hoje conta com unidades nas cidades de São Bernardo do Campo e Araraquara, em São Paulo, onde são produzidas embreagens para veículos comerciais e de passeio, respectivamente. E, em São Francisco, Argentina, que produz amortecedores.

Hoje, a ZF é consolidada como uma das grandes empresas globais do segmento de tecnologia. Dentre o seu portfólio mundial, umas das grandes novidades apresentadas pela empresa na IAA 2014 (Salão de Hannover) foi a ferramenta “Innovation Truck”,que é capaz de estacionar um caminhão utilizando apenas um Tablet.

CONFIRA A MATÉRIA NO SITE   

 Veja alguns números da empresa:

Colaboradores no Mundo 130 mil
Faturamento 30 bilhões de euros
Investimento em P&D 1,6 bilhão de euros
Unidades no Mundo 230
Unidades no Brasil 03