ZF expõe inovações tecnológicas no IAA 2016

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Quando o assunto é tecnologia, uma das empresas mais lembradas nos quesitos de eletromobilidade, conectividade e condução semiautônoma é a alemã ZF. Ela é uma das parceiras da Mercedes-Benz no desenvolvimento do Urban eTruck, com o fornecimento do eixo elétrico tipo pórtico AVE 130, mas a empresa já conta com diferentes tipos de composição de eixos com motores para revolucionar os veículos elétricos em um futuro já muito próximo. E não só eixos, mas a transmissão TraXon Hybrid para caminhões rodoviários.


Trata-se de uma transmissão que pode ser automatizada com um motor elétrico de 245 kW de potência acoplado. Esse tipo de solução pode ser um grande alinhado na redução de consumo de combustível e emissões, pois o caminhão rodoviário poderá funcionar no modo elétrico em pátios de manobras ou se estiver chegando a cidades, inclusive em percursos urbanos ou próximos. O conceito da TraXon Hybrid pode ser aplicado também em ônibus rodoviários.  

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As novidades da IAA foram tema de capa da TRANSPORTE MUNDIAL edição 156, exceto por duas boas notícias para o mercado brasileiro anunciadas durante a feira pelo presidente da ZF Sul América, Wilson Bricio. Trata-se da nacionalização da transmissão TraXon e do sistema de automotização da caixa de marchas 9S EcoTronic. São tecnologias que estarão em caminhões que serão lançados no Brasil a partir de 2018 e que tornarão esses veículos mais rentáveis ao transportador, mais fáceis de conduzir pelos motoristas e mais seguros a todos. 

A transmissão TraXon, com 3.600 Nm de torque, é inédita, pois ela pode receber diferentes módulos, como o motor elétrico, já explicado anteriormente, sistema de embreagens automatizado ou conversor de torque, tornando-a uma caixa automática convencional, porém com trocas rápidas que deixam o veículo mais econômico. Na Europa, a TraXon já começa a substituir a AS-Tronic em alguns modelos, o que deve acontecer nos próximos anos. A TraXon brasileira terá 70% de conteúdo local e já tem montadora local de caminhões fazendo a sua validação. 

Já a transmissão automatizada ZF 9S EcoTronic é baseada na EcoTronic manual de nove velocidades já produzida no Brasil. Com 1 500 Nm de torque e nove velocidades, essa transmissão será para aplicação em caminhões médios e semipesados, segmentos que têm grande potencial de crescimento.   

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).