Ser uma oferta de transporte coletivo entre o individual (Uber, Cabify e 99) e os ônibus do transporte público é a proposta da UBus, uma plataforma de tecnologia por meio de aplicativo para celulares.

A ideia dos criadores, para não terem problemas com regulamentações e com os empresários que já atuam no transporte, é que a nova tecnologia seja operada pelas empresas que já têm concessões públicas.

Fase de teste

De forma experimental, a plataforma está sendo testada em São Bernardo do Campo (SP) com a operadora de ônibus municipais SBCTrans.

O passageiro, por meio do app, reserva assento em vans para determinadas rotas definidas para complementar percursos não atendidos por uma linha de ônibus convencional.

A vantagem do passageiro é a comodidade de reserva um assento em um determinado horário e rota por um custo menor do que o de um táxi ou transporte individual. O pagamento da passagem é feito por meio de cartão de crédito ou débito.

Compartilhar
Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).