As vendas mundiais da divisão de ônibus do Grupo Daimler cresceram cerca de 10% em 2017 em comparação com o ano anterior, sendo que o Brasil está posicionado entre os principais mercados da Daimler Buses, ao lado da Europa, Argentina e México.

A Daimler Buses comercializou 28.700 ônibus e chassis de ônibus em todo o mundo em 2017, o que significa um crescimento de cerca de 10% em relação às 26.200 unidades de 2016. Com isso, a sua receita aumentou em 4%, atingindo 4,4 bilhões de euros.

Veja também a participação das marcas no mercado brasileiro

“A recuperação do mercado da América Latina contribuiu para o crescimento de nossas vendas”, ressalta Hartmut Schick, presidente mundial da Daimler Buses. “Esse resultado representa um ótimo desempenho de nossa equipe mundial de ônibus e podemos nos orgulhar disso. Estamos confiantes que as vendas e receitas sejam ainda maiores em 2018”.

Liderança no Brasil

A Mercedes-Benz liderou as vendas de ônibus no mercado brasileiro em 2017. A marca emplacou 6.007 unidades e alcançou 52,5% de participação. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram os que mais compraram ônibus no País.

Tecnologia

Outra boa nova é que o Mercedes-Benz Citaro totalmente elétrico de série será lançado ainda este ano no mercado europeu.

“Em relação a produto, o ano de 2018 será muito especial para nós: Estamos disponibilizando uma primeira visão de nosso ônibus urbano Citaro totalmente elétrico. Dessa forma, estamos abrindo uma nova era para o transporte coletivo”, enfatiza Schick.

Os primeiros veículos serão testados em clientes e a produção em série do Citaro elétrico terá início na fábrica da Daimler de Mannheim, na Alemanha, ainda no final de 2018. O protótipo já foi concluído, passando por um amplo ciclo de testes, principalmente no inverno no Círculo Ártico e no verão, durante as altas temperaturas.

Novos mercados

Outro importante foco da Daimler Buses está voltado aos novos mercados promissores. Para tanto, a Mercedes-Benz lançou dois novos ônibus no Quênia. Ambos os modelos são montados em cooperação com a empresa parceira de vendas local DT Dobie Kenya, na cidade de Nairóbi, para o mercado doméstico da região. O ônibus Mercedes-Benz 917 foi projetado para operações de transporte urbano, escolar e traslado. Já o Mercedes-Benz 1730 é indicado para operações de longo percurso.

Na América do Norte, a Daimler Buses deu importante passo em janeiro de 2018. A REV Coach se tornou a nova agência geral para os ônibus Setra nos Estados Unidos e Canadá. O objetivo é usar o potencial de vendas para uma presença mais forte no mercado.

 

 

Compartilhar
Andrea Ramos
Jornalista especializada em veículos comerciais, apaixonada por caminhões e punk rock, e mãe do B e do Ben.