Foison, 1 ano, é chinês líder

136

Com um ano recém-completado, o Foison vem demonstrando que a aposta da chinesa Lifan no veículo considerado de baixo custo pode lhe render bons frutos. No acumulado de janeiro a maio deste ano, o Foison ocupa a 21ª posição entre os veículos comerciais mais vendidos e soma 420 unidades comercializadas. Apesar de os números estarem acima dos alcançados pelas suas principais concorrentes chinesas, a marca considera que ainda há muito espaço para crescer no segmento dos VUCs (Veículos Urbanos de Carga).

VEJA O TESTE A BORDO DO FOISON

Equipado com motor de 1.3 litros de 85 cv, o Foison é mais um modelo pensado para ser um potencial substituto da VW Kombi. Com PBT (Peso Bruto Total) de 1.800 kg, seus principais concorrentes são os modelos das chinesas: Shineray, Effa, Changan e Rely.

“Este primeiro ano foi de aprendizado e identificamos os nichos que o FOISON pode ocupar”, fala Jair Leite de Oliveira, diretor comercial da Lifan, referindo-se aos diversos usos que os próprios clientes do FOISON deram ao veículo. “Além do já tradicional food truck, temos clientes que identificaram outros tipos de negócios para o FOISON, como salão de beleza, petshop, barbearia e claro, transporte dos mais diferentes tipos de mercadoria”, complementa Jair.

Em 2014, no ano de lançamento do modelo, a meta de vendas informada pela Lifan era de 250 unidades/mês, porém, os números alcançados mostram que essa realidade ainda está distante. No ano passado o modelo chegou ao país custando R$ 34.990, na versão básica. Os preços agora partem de  R$ 36.790, com garantia de 2 anos.