Inovações da Scania

73

A Scania participou na 10ª edição da FetransRio trazendo um misto de soluções – algumas já presentes no mercado, outras que ainda são novidade. Com seu estande de 471 m², a marca pode apresentar sua linha 2015 de chassis da série K (motor traseiro) de forma inusitada, cada um pintado de uma cor diferente. Estavam expostos os chassis K 310 4×2, K 310 6×2/4 e K 400 6×2 e 8×2, que estão sendo aprimorados recebendo ainda mais tecnologia para ampliar a experiência de direção do condutor. Além disso, quem visitou o estande da feira pode conhecer o portfólio de soluções para combustíveis alternativos, como o etanol, que já roda no país, e outras tecnologias como o biodiesel e o biogás/biometano, que devem chegar no ano que vem.     

Tecnologia e segurança 

As principais novidades apresentadas ficam por conta das novas tecnologias que os chassis estão recebendo. Agora a linha K sai de fábrica com EBS (ABS + controle de tração), o qual somado ao freio auxiliar (retarder) fornece mais segurança em manobras ou situações críticas, além do câmbio automatizado Opticruise de quarta geração e Driver Support, sistema que fornece auxílio ao modo de condução do motorista em tempo real. Além disso, a marca acaba de lançar dois pacotes de opcionais para seus clientes: Scania Segurança e Scania Estilo. O Scania Segurança dispõe de ESP (Programa de Estabilidade Eletrônica), que fornece suporte ao condutor em situações de risco e traz ainda mais segurança por ser combinado ao retarder. O Scania Estilo agrega mimos como painel com display colorido, volante e banco de couro e calotas cromadas. 
  
Combustíveis verdes
 Scania Biometano 
A marca está realizando diversos testes com uma nova gama de combustíveis alternativos. Já em uso nos chassis K 310 6×2/4, o etanol não é a única solução que a empresa vai disponibilizar ao mercado brasileiro. Recentemente, a marca começou a testar o combustível biometano, que pode ser gerado a partir de diversas fontes, inclusive detritos de excrementos que teriam como único destino o descarte. Os ônibus serão testados durante o transporte dos funcionários da empresa Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR). Com capacidade para até 120 passageiros e com carrocerias de 15 m, os ônibus demonstraram no teste que não perdem qualquer capacidade em relação aos ônibus tradicionais. Os modelos são dotados de sensores os quais identificam o oxigênio presentes nos gases de escape, que passam por um sistema interno de controle de qualidade e, ao fim, são enviados ao motor. O projeto é conduzido pela Scania em parceria com a Itaipu Binacional, CIBiOGÁS-ER (Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás), Fundação PTI e Granja Haacke. 

Ao gosto do cliente

A Scania ampliou seu portfólio de serviços com a chegada da linha Scania Mais. A empresa passa a disponibilizar mais um tipo de pacote aos clientes. O “Mais” contempla todas as revisões e a mão de obra para realizar manutenções corretivas geradas pelo desgaste natural das peças. O serviço é cobrado por meio de taxa mensal, de acordo com a quilometragem rodada. O Scania Premium contempla manutenções preventivas e corretivas. O Scania Trem de Força cobre todas as revisões e manutenções de motor, transmissão e diferencial. O Scania Standard realiza a troca de óleos e filtros necessários para as operações rotineiras, além de realizar um diagnóstico completo do caminhão.