Mais food truck

37

A versatilidade que os veículos comerciais têm para diversas atividades econômicas e sociais é muito bem explorada na Europa, chegando até difícil enumerar quantas aplicações diferentes existem por lá. Já no Brasil nunca foi muito bem explorada, o que começou a mudar com a cidade de São Paulo regulamentando a atividade dos food truck.

Food truck

E as fabricantes de veículos e implementos começam ver nesses nichos de mercados, oportunidades para alavancar as suas vendas. A Mercedes-Benz, por exemplo, proveitou a Feira do Empreendedor 2015, promovida pelo Sebrae no Pavilhão de Exposições Anhembi, para apresentar o resultado da última parceira no segmento, com a empresa de franquia Let’s Cupake e Truckvan (fabricante de implemento e a mais atuante nesse setor).

Uma das principais características do empreendedor é a criatividade para atuar em novas oportunidades de negócios, destaca Carlos Garcia, gerente sênior de vendas e marketing da linha Sprinter no Brasil. Segundo o executivo, inicialmente, a Let’s Cupake irá comprar seis unidades do food truck este ano.

A franquia Let’s Cupcake escolheu o chassi Sprinter como food truck para realizar uma atividade inovadora. “Levamos às ruas uma fábrica de bolinhos sobre rodas. Cada veículo propicia aos clientes a possibilidade de montar o seu próprio cupcake”, comenta a proprietária Flávia Bravo.

Diversos setores do comércio também podem adequar com muita praticidade suas lojas e/ou prestação de serviços nos furgões e chassis. Outro exemplo é a temakeria sobre rodas, com a inovação de uma carroçaria removível instalada sobre o chassi do veículo, chamada de “Stop and go”. Em apenas quatro minutos, de maneira prática e rápida, o cliente desacopla a carroçaria, instalando sua loja, com todos os equipamentos necessários para a operação do negócio, em pontos de seu interesse, aumentando a praticidade no atendimento aos seus clientes. Ele pode, por exemplo, deixar a temakeria em um local atrativo de manhã e retirar mais tarde. 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).