Sabia que o Fiat Fiorino vendido na Europa é completamente diferente do modelo vendido no Brasil. Ele tem algumas coisas bem mais bacanas do que o modelo fabricado em Betim (MG). Itens de segurança são destaque e aqui só fazem parte de modelos de luxo. Quem sabe, no futuro, poderão chegar aqui.

Versão Adventure do Fiat Fiorino

O Fiorino tem uma capacidade de carga de 2,8 m3 e pode transportar até 660 kg de carga útil. O modelo brasileiro tem capacidade de 3 m3 e 650 kg.

O compartimento de passageiros do Fiorino europeu foi renovado no segundo semestre de 2016. Os controles de rádio podem ser instalados nos raios do volante redesenhado. Uma versão com volante de couro e botão de comandos também está disponível. Os instrumentos possuem novos gráficos com retroiluminação permanente para uma melhor visibilidade. Um novo compartimento de armazenamento mais funcional foi adicionado ao painel e os interiores também foram atualizados. Novo também é o sistema de informações e entretenimento com tela touchscreen colorida de 5″ com rádio. Ele conta com sistema de navegação por satélite, que inclui Bluetooth, entrada USB, AUX e MP3 player.

Motores a diesel, gasolina e gás natural

Capacidade de carga 2,8 m³ e 660 kg

A linha abrangente de motores – todos Euro 6 – possui dois motores turbo diesel 1.3 MultiJet2 com 80 e 95 cv. Uma opção a gasolina aspirada de 1.4 litros com 77 cv e o gasolina bicombustível de 1,4 litros. Há também o metano Natural Power com 70 cv.

A versão EcoJet conta com o sistema “Start & Stop”, um alternador inteligente e uma bomba de óleo de deslocamento variável que permite desligar o motor e religar quando o veículo fica parado por mais de três segundos. Isso, quase sem o motorista perceber. A caixa de marchas é robotizada Comfort-Matic.

A Fiat declara que o consumo de diesel atinge o objetivo de 26 km/l com emissões de 100 gramas de CO² por quilômetro. No Brasil há apenas a opção do motor 1.4 Evo Flex (gasolina/etanol).

Completo em segurança

Disponível em duas configurações (Cargo e Combi) e três níveis de acabamento (Base, SX e Adventure), o Fiorino já conta com mais 370 mil unidades vendidas.

Sistema de entretenimento com tela de 5″

Vale a pena mencionar o nível de acabamento Adventure do Fiorino. Ele foi projetado para aqueles que rodam sobre superfícies irregulares. Outros equipamentos opcionais incluem Traction+, rodas de 15″, suspensão mais alta e proteções laterais. A principal característica do Fiorino Adventure é o sistema de bloqueio diferencial Traction+ eletrônico que ajuda a dirigir em condições de baixa aderência.

O Fiorino oferece todos os sistemas de segurança, como ABS com EBD, ESC (controle de tração) completo com ASR, HBA, Hill Holder (auxílio de partida em rampa), sensores de estacionamento e airbags frontais e laterais.

No Brasil, o Fiorino sai de fábrica apenas com os equipamentos de segurança obrigatórios por lei, portanto, apenas com ABS e airbag duplo.

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Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).
  • mjprio

    Esses modelos 1.3 turbodiesel fazendo 26km/l fariam a alegria dos transportadores