Resumimos abaixo, quatro notícias que mostram importantes tendências para o futuro da eletromobilidade no Brasil. Confira!

BYD

A gigante chinesa ainda não fabrica veículos de carga elétricos no Brasil, ainda. No entanto, o Brasil, mesmo sendo pequeno perto dos mercados chinês e europeu, tem recebido mais atenção da fabricante. No País, a sede está Campinas (SP). Mesmo que lentamente, ela vem participando de eventos para mostrar os seus produtos. 

O caminhão elétrico eT7 e o furgão elétrico eT3, dois modelos da linha de veículos comerciais BYD já em operação em empresas do setor, são protagonistas da marca em sua participação na 11ª edição da SETREL (Seminário Nacional de Transporte e Mobilidade das Empresas do Setor Energético Brasileiro), que começou hoje (e vai até amanhã), no Vitoria Hotel Convention, em Indaiatuba (SP).

Shell Recharge

A Raízen, empresa integrada de energia e licenciada da marca Shell, acaba de inaugurar um posto do programa de eletromobilidade Shell Recharge no ABC Paulista. Localizada em Santo André, no Posto Automan (R. Distrito Federal, 443, Vila São Pedro), a nova estação de recarga rápida conta com um carregador de 50 kW com um plugue CCS2 e um ChadeMo, que podem abastecer carros elétricos em aproximadamente 35 minutos com energia de fonte renovável.

VW Meteor híbrido

A VWCO (Volkswagen Caminhões e Ônibus) divulgou o cavalo mecânico com motor a combustão e elétrico para competição, o Meteor, que vai estrear na Copa Truck. Será um indicativo que poderemos ter um Meteor híbrido para os transportadores? A fabricante de Resende foi pioneira no desenvolvimento e produção comercial de um caminhão urbano 100% elétrico, com o VW e-Delivery. Isto é, este ainda é o único do mercado com certidão brasileira. 

As outras opções são importadas da China e apresentam riscos no pós-venda, já que vivemos uma geopolítica internacional complexa e com grande flutuação do dólar. Nesse sentido, a VWCO já está na finalização do desenvolvimento do e-Delivery de 17 toneladas de PBT. Tanto quanto, a Ambev é o maior cliente do e-Delivery, seguida da Coca-Cola. 

Caio

No Brasil ainda não há uma fabricante de ônibus elétrica sem dependência da importação da maioria das peças. No entanto, o desenvolvimento do setor de chassi de ônibus está em amplo desenvolvimento. Por outro lado, a indústria brasileira de carrocerias se mostra bastante preparada para a eletromobilidade.

O eMillennium marca Caio foi uma das grandes estrelas do evento C-Move Brasília, ocorrido neste mês de março. Em suma, foram desenvolver pautas sobre eletrificação, com temas importantes como políticas públicas, infraestrutura e tecnologia relacionadas à mobilidade híbrida e elétrica. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).