Volvo apresentou nova linha de caminhões em 2013

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A convite da Volvo do Brasil, a TRANSPORTE MUNDIAL participou da apresentação da nova linha de caminhões da marca, lançada na Europa, para atender à norma Euro 6 de redução de emissão de poluentes, em 2013. O lançamento teve a presença de jornalistas de todos os cantos do planeta, que vivenciaram – dentro do que a Volvo chamou de Driving Impression (impressão de dirigir) –, o que é estar a bordo de alguns dos caminhões mais completos do mundo. Confira reportagem da época, que estampou a capa da edição 126 da revista, na série Baú da TRANSPORTE MUNDIAL.

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A dinâmica aconteceu in loco, ou seja, os jornalistas puderam experimentar como é dirigir um caminhão dentro de um trajeto urbano (FE e FL) e rodoviário (FM e FH), nesse caso, além da pista de testes da fábrica de Gotemburgo, na Suécia, a Volvo fechou uma rodovia local para que a imprensa especializada pudesse fazer o trajeto de, aproximadamente, uma hora.

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Com o FMX não foi diferente, dada sua robustez, a Volvo não mediu esforços e nos colocou à prova com esses brutões dentro de uma mineradora, em condições extremas, dignas de um veículo desse segmento. Por força da lei, os caminhões Volvo tiveram de se enquadrar às novas regras de redução de emissão de poluentes e, em razão disso, ganharam novo trem de força e novas tecnologias embarcadas.

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Durante o evento, a Volvo destacou as tecnologias que desenvolveu para a nova gama de caminhões Euro 6 e aproveitou para lançar a Direção Dinâmica da Volvo (Volvo Dynamic Steering), um sistema que combina um motor elétrico que controla a caixa da direção hidráulica, resultando numa direção precisa e que proporciona ao motorista um ambiente mais seguro e confortável. Essa tecnologia já equipa o Volvo FM e depois se estenderá aos outros modelos a partir de 2014.

NÓRDICOS DE DESENHO NOVO

Os Volvo FE e FL atuam no segmento de distribuição. Para atender à Euro 6 os modelos receberam nova motorição: motor D5 de 4 cilindros e D8 de 6 cilindos, ambos em linha. O FL dispõe de duas potências para o motor D4, de 210 cv e 240 cv. Já a versão de 6 cilindros equipada no FE oferece três opções de potências: 250 cv, 280 cv e 320 cv.

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Os veículos também estão disponíveis com caixa automatizada I-Shift de 12 velocidades ou Allison automática, esta é adequada para algumas operações de distribuição ou coleta de resíduos. Outra novidade é o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade) que passa a ser de série nessa gama.

Uma versão do FL de 12 t de PBT também está disponível na atual família. Com a chegada do motor mais potente, o D5 de 4 cilindros e 240 cv, e a transmissão I-Sync (manual), que foi otimizada e está 500 kg mais leve, foi possível conceber um modelo equivalente a um caminhão da categoria equipado com motor de 6 cilindros – o que o torna competitivo. O desenho ganhou algumas inovações, como o símbolo que agora é destacado numa nova posição, por baixo do para-brisas. A grade escura ajuda a criar um aspecto moderno e robusto. Os faróis foram redesenhados, e as luzes de funcionamento diurno remetem aos outros modelos da família.

QUERIDINHO DO PLANETA

O projeto FH, que nasceu há 20 anos, alavancou os negócios da Volvo, tanto que nesse período foram vendidas mais de 650 000 unidades pelo mundo. A cada atualização, quebrou paradigmas quando o assunto era tecnologia. E nesta geração não foi diferente.

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Junto com o novo desenho e o conforto a bordo, chama a atenção a IFS (suspensão dianteira independente), que é de série nessa gama. Na prática, os movimentos de uma roda não afetam a outra, o que resulta na dirigibilidade mais estável. Nas curvas, percebi a total estabilidade do veículo carregado e atrelado a uma composição romeu e julieta. Para ter essa sensação, a Volvo ainda fez melhorias no sistema de amortecimento da cabine e do chassi.

No que se refere à motorização Euro 6, a Volvo combinou as tecnologias SCR e EGR e um filtro de partículas para as versões D11 e do D13 do FH, que têm potências de 420 cv, 460 cv e 500 cv. Tecnologias como I-See que, em conjunto com a I-Shift, armazena as informações sobre inclinação da pista, e sempre que passar pelo mesmo percurso vai selecionar a melhor velocidade, fazem parte do pacote.