Agrale produz os primeiros caminhões Foton no RS

233

A solução temporária que a Foton arrumou para dar prosseguimento à estratégia de produzir seus caminhões no Brasil, utilizando as instalações da Agrale em Caxias do Sul (RS), já começou a apresentar os primeiros resultados. 


Acompanhado do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartorina, o presidente do conselho da Foton Caminhões, Luiz Carlos Mendonça de Barros, visitou, no dia 29 de setembro, a linha de montagem da chinesa nas instalações temporárias da marca, localizada, temporariamente, na fábrica da Agrale.


Na oportunidade, os convidados conheceram os primeiros caminhões Foton produzidos no país, identificados pela marca como “pré-série”, que servem para validar o processo de fabricação e inclusão de componentes na montagem dos veículos.

A linha de produção Foton em Caxias do Sul é fruto de acordo celebrado no mês de março deste ano com a Agrale, que prevê o uso de parte da unidade da brasileira para abrigar a linha de montagem dos caminhões chineses. “Mantemos rigorosamente os nossos planos de produção de veículos comerciais no Brasil para este ano. Os caminhões produzidos na linha provisória já contarão com índices de nacionalização superiores a 65%. Com isso, teremos acesso ao Finame e, certamente, no ano que vem, este índice estará próximo aos 70%”, afirma Mendonça de Barros.


Segundo o executivo, a previsão de inauguração de sua unidade própria, localizada em Guaíba, no Rio Grande do Sul, é para o ano de 2017.