Agrishow movimenta a indústria de caminhões e veículos comerciais leves

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A Agrishow, maior feira internacional do setor agrícola da América Latina, além de movimentar empresas ligadas ao agronegócio é um evento de grande interesse também da indústria de caminhões, veículos de passageiros e comerciais leves.

Por ser uma vitrine também para o transporte rodoviário, o interesse pelo setor do agronegócio é justificado pela oportunidade da apresentação de diversos tipos de veículos, serviços pós-vendas e soluções financeiras entre outras iniciativas aplicadas ao setor.

Boa parte das novidades apresentadas pelas montadoras são caminhões off road para o trabalho no campo e modelos rodoviários para o transporte de safras, bem como de veículos de apoio em áreas de plantio e colheitas. Picapes, vans e veículos para o transporte de passageiros também marcam presença no evento. 

Arocs 6×4 estreia no transporte de cana de açúcar. Cavalo mecânico começou a ser produzido em março desse ano

Na edição da Agrishow desse ano, a 28ª da Feira, a Mercedes-Benz apresentou vários produtos para o setor, com destaque maior para o cavalo mecânico Arocs 3351 6×4 off-road produzido a partir do mês de março desse ano. Ainda sobre o modelo, a fabricante tem uma novidade para a lavoura da qual falaremos a seguir.

O novo Arocs 6×4, produzido nos modelos 3351, 4151 e 3353 nas versões plataforma, basculante e cavalo mecânico, é o sucessor do Mercedes-Benz Axor principalmente nos segmentos canavieiro e madeireiro.

O Axor, por sua vez, embora não seja mais fabricado para o mercado brasileiro, a plataforma da versão 3131 continua a ser disponibilizada para a empresa de tecnologia no campo Grunner. O modelo recebe um pacote de tecnológico para operar como caminhão autônomo inteligente na colheita de cana e também em outras aplicações na atividade do plantio e colheita.

A expectativa da Mercedes-Benz em relação à parceria com a Grunner é de superar o marco de 1.000 unidades em operação no Brasil até o final de 2023. Esse total inclui o modelo Arocs tranformado para outra aplicação no campo. Trata-se do Arocs 10×4 autônomo preparado para o transporte de até 30 toneladas de calcário e aplicação na plantação de soja.

Arocs 10×4 para a aplicação de calcário, gesso e compostos orgânicos na lavoura

O CEO da Grunner, Denis Arroyo, explicou que o veículo será utilizado na lavoura para a aplicação de calcário, gesso e compostos orgânicos. Acrescentou que um sistema de abafador possibilita o uso dos produtos com uniformidade, sem haver espalhamento de produtos, mesmo em dias com ventos fortes.

O veículo tem bitola de 3 metros, 5º eixo direcional e ultiliza pneus flutuantes. O nível de automação é o 2, com motorista. Arroyo lembrou que a presença do operador na cabine é para atender a exigência da lei. A expectativa é alta em relação ao veículo pois, segundo o CEO da Grunner já tem lista de espera para compra.

Outra novidade da Mercedes-Benz é versão do rodoviário Actros 2653 6×4 com Pacote Robustez. A customização é feita dentro da própria fábrica e abrange mudanças no para-choque, conjunto ótico, protetor de cárter e estribo. Trata-se de um kit que pode ser retirado no momento da venda do caminhão.

“O pacote resulta em maior robustez e resistência aos impactos das irregularidades das vias, preservando o veículo e a carga’, disse Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Durante o evento, a empresa destacou também os serviços dedicados a clientes do agronegócio.

De acordo com o Diretor de Peças e Serviços ao Cliente Mercedes-Benz, Silvio Renan, os serviços já chegaram ao campo, pois atualmente a maioria das usinas já trabalham com telemetria, planos de manutenção, peças genuinas etc. Ele destacou que o Arocs 6×4 off road também passou a contar com Mercedes-Benz Up Time, opção até então disponível apenas para o Actros.

DAF XF OFF ROAD

 Outra novidade destinada ao agro é o caminhão pesado DAF XF 6×4, agora também na versão off road. O modelo é disponibilizado com motor PACCAR MX-13 de 13 litros, nas potências de 480cv e 530cv. Entre outros detalhes técnicos, como o chassi reforçado, o novo veículo foi desenvolvido com base no DAF CF.

XF off road nas potências de 480cv e 530cv é a novidade da DAF na Agrishow

O XF fora de estrada foi desenvolvido para tracionar composição de 11 eixos para o transporte de até 91 toneladas de PBTC. Para isso seu trem de força conta com motor de 530cv e 2.500/2.600 Nm de torque. Na versão de 480cv o torque é 2.350/2.500Nm.

Já as relações  de diferenciais são 4,12:1, 4,55:1, 5,41:1 e 6,18:1 e eixos com redução nos cubos. A capacidade máxima de tração de ambos produtos é de 125 toneladas e o freio motor de  três estágios gera 490cv. É o mesmo que já equipa o cavalo mecânico rodoviário.  

A transmissão dos novos DAF XF off road é a ZF Traxon automatizada de 12 velocidades, com a última overdrive. O módulo dessa caixa é integrado ao Controle de Cruzeiro Preditivo (CCP), sistema que faz leitura do relevo nos dois quilômetros adiante, ajusta o torque e transmissão para uma melhor economia de combustível em rodovias.

A Paccar Parts e DAF, por sua vez, levou para o evento sua linha de peças genuínas específicas para caminhões da marca e a linha de acessórios formada por itens como Saia Lateral, Kit Hidráulico, Multimídia, Rádios, Defletores, Rodas de Alumínio e Spoiler Dianteiro etc. Os itens são disponíveis para as Cabines Space, Super Space e nas aplicações Cegonheiro e Cegonheiro sem teto caminhões DAF da Nova Linha .

NOVOS VW CONSTELLATION 6X4

Os modelos 33.480 e o 32.380, ambos equipados com tração 6×4, são os destaques da Volkswagen Caminhões e Ônibus na Agrishow. Os veículos saem de fábrica equipados de série com transmissão automatizada, para-choque metálico com proteção nos faróis, volante multifuncional e banco do motorista com cinto integrado e revestimento em couro sintético.

O VW Constellation 31.280 8×4 é o veículo autônomo da montadora para operar na colheita de cana

Outro caminhão da marca em destaque é o Constellation 31.180 8×4 com autonomia nível 2. Esse veículo é destinado a atuar na colheita da cana com tecnologia que programa a rota com e precisão para não pisotear nos brotos da planta.

A montadora informou que, em breve, 20 unidades adquiridas pelo Grupo Vamos entrarão em operação. A montadora levou também para o evento o Delivery 11.180 4×4 com PBT para 10.800 kg e o Meteor 29.530.

Segundo o vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VWCO, Ricardo Alouche, o segmento do agronegócio representa uma fatia relevante das vendas da montadora. Sobre o mercado geral de caminhões, o executivo acredita que o segundo semestre de 2023 será melhor que o primeiro.

TRANSIT CHASSI-CABINE

Entre as novidades da Ford, um dos maiores destaques na Agrishow é a versão chassi-cabine da Transit. Essa opção está prevista para ser comercializada no Brasil ainda esse ano e quando estiver à venda completará a linha Transit no País.

A nova versão apresentada tem rodado traseiro duplo e PBT de 4.700kg, dos quais 2.400 são de carga líquida. Suas quatro principais aplicações são para operar como guincho, baú, carga-seca e carga refrigerada. A versão chassi cabine não será disponibilizada com transmissão automática. A Ford levou também para o evento as versoes Furgão e Minibus da Transit.

Chegada da Transit chassi-cabine ao ao mercado brasileiro está prevista para o segundo semestre desse ano. O veículo terá rodado traseiro duplo

Outra grande atração da Ford nessa edição da Agrishow é a picape Ranger da nova geração, equipada com motor 3.0 diesel V6. Trata-se da primeira exibição pública do veículo. Outros modelos da marca em exposição no evento são a picape Maverick e a F-150 recém lançada no Brasil.

S-WAY A GÁS E BUS RURAL

 A Iveco participa da Agrishow 2023 com sua sua gama de veículos para o transporte de produtos do agronegócio do campo à mesa, bem como e reforçar seu programa Brasil Natural Power com a exposição do S-Way GNV com motor de 460cv.

Iveco S-Way movido a GNV e Biometano é um dos destaques da montadora na Agrishow

O modelo movido a gás natural e biometano completa a linha S-Way formada atualmente pelas versões de 480 cv (4×2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4) a diesel. A capacidade volumétrica do tanque de gás é para 240m³; e sua chegada ao mercado brasileiro está prevista para o último trimestre de 2023.

Assim como os demais modelos da família S-Way, a versão a gás trará sistemas de conectividade, telemetria e gestão de frota por meio do Iveco On. De acordo com o presidente da companhia para a America Latina, Márcio Querichelli, somente na apresentação, durante a Fenatran no final de 2022, a linha de pesados S-Way atingiu mais de 1.000 pedidos.

O diretor Comercial da Iveco, Carlos Tavares, destacou que o S-Way é um caminhão altamente tecnológico e robusto. Foi projetado para atender com excelência as crescentes demandas do agronegócio, setor que é o motor da economia do País. Outros produtos da marca em exposição são modelos da linha Tector e Daily em suas diferentes versões.

Ônibus rural, caminhão da linha Tector e modelos Daily estão na Feira

Outro destaque da Iveco é o Bus Rural, considerado pela montadora como uma das grandes novidades da Agrishow. Montado sobre o chassi 15-210, modelo da marca  reconhecido pela robustez e potência.

O Bus Rural pode tanto atender ao transporte de trabalhadores rurais quanto  se tornar uma base de trabalho avançada no campo. Nessa condição, a capacidade é para 8 passageiros e sem necesidade de adaptações.

Com maior altura do solo, o Bus Rural 15-210 pode ter 12 metros ou 15 metros de comprimento. Suas dimensões compactas, de 8,78m de comprimento e 2,50 de largura, o tornam mais ágil e fácil de manobrar em espaços restritos, como grandes plantações e florestas.

O chassi é equipado com motor FPT N45 Euro VI, de 4,5 litros e 206 cavalos de potência. O torque chega a 720 Nm, já disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm, e a transmissão é a Eaton FSB 5406, manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com a operação rural.

O Bus Rural é entregue ao cliente interligado a um gerador de energia, toldo, mesas e cadeiras dobráveis e pronto para aplicação em atividades rurais, sem necessidade de adaptações. Outro chassi da montadora para o segmento rural é 10-190 R.

Segundo a Iveco, esse produto é o único no mercado e que permite a empresas de ônibus, locação, fazendeiros e indústrias rurais maximizarem seus resultados com melhores TCOs.

A Scania também marca presença na Agrishow com os caminhões 500 R Super 6×2, 560 G Super 6×4 XT e 560 R Super 6×4, além dos serviços de locação de caminhões. Fabrício Vieira, Gerente de Vendas de Soluções Off Road da Scania Operações Comerciais Brasil, destacou que a empresa  amplia suas soluções para atender às demandas de setores como o sucroenergético, madeira e agrícola.

Scania G 500 XT 6×4 na operação da cana

“Continuamos avançando com a linha XT e ampliando também o alcance com os produtos rodoviários. Ou seja, estamos ainda mais preparados para atender qualquer demanda do mercado. A empresa expôs também o P280 – modelo que faz parte da linha  movida a gás e biometano, com enorme potencial na cadeia do agronegócio”, complementou. A Volvo, por sua vez, não participa da Agrishow desse ano.