Há quase um ano, você viu no site da TRANSPORTE MUNDIAL que a BMW e o Grupo SCHERM, do segmento de logística, fecharam parceria para que um veículo elétrico fizesse um trajeto de aproximadamente dois quilômetros dentro da fábrica da empresa de logística. Pois bem, quase um ano após a empreitada, os resultados começaram a ser divulgados…
No período dos testes, o modelo Terberg YT202-EV (100% elétrico), com transmissão automática Allison 3000 Series, em comparação com o mesmo veículo com motor a diesel, deixou de lançar cerca de 12 toneladas de dióxido de carbono no meio ambiente.
Segundo Rainer Zoellner, o gerente de projeto do caminhão elétrico, se o caminhão elétrico continuar a comprovar sua eficiência por todo este um ano de programa piloto, é provável que o projeto se estenda. “O caminhão elétrico realiza as tarefas normais de serviços just-in-time proporcionando o máximo de satisfação, e até agora, só tivemos experiências positivas com as transmissões Allison.”
Utilizando o propulsor elétrico, o veículo produz ‘quase’ zero de poluentes, além de funcionar silenciosamente. Desde o início dos testes, o caminhão de 40 t realiza viagens entre o centro de logística da SCHERMS e a fábrica da BMW, um trajeto de 3 quilômetros, oito vezes por dia, a semana toda. Com velocidade máxima de 40 km/h, o elétrico tem demonstrado ser ideal em grandes centros urbanos como Munique, na Alemanha, onde a velocidade é restrita devido ao tráfego intenso.
O veículo é dotado de motor Siemens YT202 -EV, totalmente elétrico, refrigerado a água, com uma potência máxima de 187 cv. A autonomia máxima do modelo é de 100 km. As baterias levam necessitam de 3 a 4 horas de carregamento para serem recarregadas.
Veja o elétrico em ação: