Seguindo os passos da Volvo, até então única fabricante de ônibus biarticulado no Brasil, a Scania acaba de lançar o seu biarticulado, o F 360 HA. Voltado exclusivamente para o mercado de BRT (Bus Rapid Transit), com seus 28 m de comprimento, o modelo tem capacidade para transportar até 270 passageiros. A capacidade do novo biarticulado da Scania representa o mesmo que 135 carros com ocupação de duas pessoas ou 68 com quatro ocupantes.
O F 360 HA, com tração 8×2, já operava em outros mercados da América Latina, e o crescente interesse de várias cidades brasileiras pelo modal BRT foi crucial para que a empresa lançasse o biarticulado no Brasil. Segundo a fabricante, o custo da implantação de um sistema BRT (modal defendido pelos fabricantes Volvo, Mercedes-Benz e Volvo) é até 10 vezes mais baixo e, também mais rápido que o sistema Metrô — mas o Metrô ainda é o preferido, segundo pesquisas.
“O biarticulado é uma solução para a população e mais econômica e rentável para o operador, no transporte de alta capacidade. Nosso modelo tem um motor de grande porte, mas de baixa rotação, caixa automática e suspensão a ar”, diz Silvio Munhoz, diretor de vendas de ônibus da Scania no Brasil.
Seguindo padrões técnicos da Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus), o biarticulado possui piso alto para embarque e desembarque em plataformas elevadas. O F 360 HA recebe propulsor dianteiro que gera 360 cv de potência e torque de 189 mkgf. A transmissão B 516R é Allison, automática de seis marchas com retarder e personalizada pelos engenheiros da marca no Brasil. O veículo tem configuração 8×2 e possui 43,5 t de capacidade de carga