A Secretaria-Geral da Presidência confirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou projeto de lei que estabelece mudanças na cobrança de pedágios em rodovias no último dia 1º de junho. Trata-se do projeto que permite o pagamento proporcional à quilometragem percorrida.
Na legislação atual, a cobrança dos pedágios tem um valor fixo por tipo de veículo (moto, carro ou caminhão, por exemplo). No entanto, o texto com o novo sistema já foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 6 de maio e pelo Senado Federal em 10 de março.
“A sanção presidencial objetiva possibilitar aos usuários de vias pedagiadas a cobrança proporcional ao deslocamento realizado por meio de mecanismos eletrônicos de identificação automática de veículos ao longo da via, mediante a aplicação de regras que viabilizem o Sistema de ‘free flow’ [em tradução livre: fluxo livre]”, informou a Secretaria-Geral em comunicado à imprensa.
Leia mais: CNT informa que setor de transporte contrata mais em 2021
Segundo dados divulgados pela CNT (Confederação Nacional de Transportes (CNT), o setor de transporte começa o ano contratando mais do que demitindo. Foram 180.191 admissões e 158.700 desligamentos de janeiro a março, isso equivale a um saldo de 21.491 postos de trabalho novos.
TRANSPORTE MUNDIAL EDIÇÃO 193 – IMPRESSA OU DIGITAL NO CELULAR, TABLET OU COMPUTADOR
Sabia que a mesma versão da revista TRANSPORTE MUNDIAL impressa pode ser lida por meio de assinatura nas bancas digitais Revistarias e GoRead? É possível também acessar edições anteriores. Além da nossa revista, você pode acessar dezenas de outros títulos com uma única assinatura, com muito conteúdo e entretenimento para ficar bem informado em diversas áreas do conhecimento.
A TRANSPORTE MUNDIAL apoia a FABET e a educação no transporte: