Conheça o primeiro caminhão alimentado por hidrogênio no seu estado gasoso

259

O caminhão a hidrogênio tem se posicionado como uma tecnologia com grande potencial devido aos seus múltiplos benefícios no transporte rodoviário de longas distâncias. Entre eles, a maior autonomia.

Nesse sentido, a empresa chinesa Hybot acaba de apresentar o seu veículo conceito o H49, movido a hidrogênio. Porém, no seu estado gasoso. Como novidade, a tecnologia entrega autonomia de mais de 1.000 km.

LEIA TAMBÉM: MAN Truck 7 Bus e ABB E-mobility se unem

O caminhão de hidrogênio a gás

Conheça o primeiro caminhão alimemtado por hidrogênio a gás
O caminhão H49 da Hybot deve ser lançado em 2025

O veículo da Hybot, sediada em Guangzhou, China, mostrou ter desempenho superior ao da célula de combustível de hidrogênio apresentada por outros fabricantes. A melhoria resultaria em uma redução no consumo de até 20%. O que permite o caminhão ter tamanha autonomia. Para isso, o Hybot teria alcançado um consumo de 8 kg de H2 a cada 100 quilômetros.

Todavia, colabora para a redução de consumo de energia o seu design. Com frente arrojada e aerodinâmica.

Dessa forma, bastariam 80 quilos de combustível para garantir tamanha autonomia. Aparentemente, esse recorde teria sido alcançado levando-se em conta uma capacidade de carga de 49 t. Mesmo assim, existem elementos adicionais que fazem deste modelo um meio de transporte revolucionário. 

Segundo a companhia, a água gerada como resíduo pela célula a combustível pode ser utilizada pelo motorista para sua própria higiene pessoal. A água é armazenada em um tanque e reaproveitada no chuveiro, que seria impulsionado sob pressão por uma bomba. 

Além disso, o caminhão traz tecnologias destinadas a facilitar a tarefa de condução. Como assistente de condução ADAS. Assim, os equipamentos incluem sensores e câmaras com capacidade para ativar mudanças automáticas de faixa, entre outros. 

O nascimento desta empresa ocorreu há apenas dois anos. Ou seja, após o acordo de parceria entre a Beijing Huaxia Shunze, o Guangdong Guangwu Holding Group e o Beijing Tsinghua Industrial Development Research Institute. Desde então, a companhia deu início ao desenvolvimento da tecnologia.

Seja como for, a empresa espera colocar as primeiras unidades para teste ainda neste ano. Enquanto a produção seriada começa em 2025.