A MAN Latin America, reforçando sua linha de caminhões, apresentou o VW Constellation 31.390 8×4. Destinado a aplicações mistas fora de estrada e rodoviária, o modelo foi desenvolvido em parceria com o centro de modificações da fabricante, o BMB Mode Center.
Modificado para a empresa Breda, cujos caminhões rodam em média 10 mil quilômetros/mês, na região do Vale do Paraíba (SP), o modelo não conta com redução no cubo, o que otimiza sua operação nas rodovias. Os eixos traseiros são equipados com a tecnologia de bloqueio de diferencial automático “No-Spin”, que complementa o bloqueio longitudinal (entre os eixos traseiros), permitindo que o caminhão trafegue por trajetos severos.
“Como rodam em trechos com topografia mais acidentada e aclives acentuados, esses veículos têm que ser do tipo rígidos, não podem ser cavalos mecânicos, e precisam levar mais carga. Daí a necessidade do eixo adicional”, explica Ricardo Monici, consultor comercial responsável pelo segmento florestal da MAN Latin America.
Os primeiros modelos produzidos já estão em testes de campo em clientes da fabricante. Os resultado, segundo a fabricante, estão sendo bastante positivos.