A Volvo apresenta no mercado o Controle de Tração Automático, sistema que ativa o eixo dianteiro automaticamente quando o veículo está em movimento. Isso evita os riscos de o caminhão ficar atolado. A ferramenta vai atender os veículos da gama FMX que atuam em operações off-road.
O sistema também ajuda na melhor manobrabilidade, além de reduzir o consumo desnecessário de combustível, comum em manobras.
“Muitos motoristas utilizam o bloqueio do diferencial mesmo antes de entrar em um terreno difícil, a fim de evitar que o caminhão fique preso. Já o Volvo Controle de Tração Automático engata a tração dianteira com o veículo em movimento e apenas pelo tempo que realmente for necessário”, explica Jonas Odermal, gerente da linha de caminhões de construção da Volvo Trucks.
A solução consiste em um software conectado aos sensores de velocidade das rodas que detectam e controlam a movimentação da roda. Quando uma roda traseira começa a escorregar, a energia move-se automaticamente para as rodas dianteiras do veículo, sem perder velocidade. A embreagem ativa a tração dianteira em apenas meio segundo. Caso o motorista se depare com um terreno particularmente difícil, então é possível bloquear manualmente os outros diferenciais, dianteiro como o traseiro.
PARA AMBIENTES DIFÍCEIS
O Controle de Tração Automático, que agora se tornou padrão na gama FMX, já é utilizado pela Volvo Construction Equipment em seus caminhões articulados. O sistema será standard no Volvo FMX nas versões 4×4 , 6×6, e é oferecido nos veículos com motorização Euro 3, 4, 5 e 6. Contudo, logo estima-se que os FMX à venda no Brasil sejam equipados com o sistema.