O dono do caminhão ou gestor da frota deve fazer revisões periódicas para checar o sistema elétrico. Aparelhos de som ajudam a tornar as longas viagens menos solitárias e os sistemas de GPS auxiliam para evitar erros no trajeto. Porém, se instalada de forma incorreta e sem levar em conta a demanda elétrica do caminhão, é possível que a bateria fique sobrecarregada.

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Para evitar problemas com esse acumulador de energia, fabricantes de baterias dão  dicas que para manter os veículos funcionando conforme previsto nos manuais de manutenção. Segundo Adelmo Leite, coordenador de assistência técnica da Clarios, as atitudes de cada motorista influencia na vida útil da bateria. “Por isso cuidados simples devem fazer parte da rotina dos motoristas”, destaca.

• Realizar revisões regulares
Fazer uma checagem periódica dos sistemas elétrico e mecânico é o primeiro passo para evitar sobrecargas na bateria. É indicado procurar um especialista que possa verificar se tudo está funcionando corretamente e se existem fugas de corrente elétrica, ou seja, se não há nenhum componente que está sugando energia mesmo quando desligado. Uma revisão elétrica deve envolver a análise do alternador quanto à tensão e corrente e todos os consumidores de energia do veículo. Isso irá garantir que a bateria não seja drenada, garantindo a vida útil da mesma.

• Dar partida com todos os componentes desligados
Caso esteja com o aparelho de som ligado e luzes acesas antes de dar a partida, a bateria poderá ter uma demanda muito grande e apresentar falhas. Portanto, é necessário desligar tudo antes de girar a chave para acionar o motor, pois é um momento que exige bastante da bateria. Assim, ela conseguirá oferecer a energia correta para dar partida.

• Não utilizar equipamentos eletrônicos com o motor desligado
Se o motor está desligado, o alternador não exerce sua função de enviar energia para o funcionamento dos equipamentos do caminhão. Por isso, toda essa demanda elétrica recairá sobre a bateria, provocando uma descarga profunda e reduzindo a sua vida útil.

• Evitar desligar o motor em congestionamentos
Durante o trajeto, o caminhoneiro poderá encontrar congestionamentos e a vontade de ligar e desligar o motor a cada parada poderá ser grande. Porém, isso exigirá muito mais da bateria, pois cada vez que o motorista gira a chave haverá uma demanda grande de energia para acionar o motor. Se isso for feito diversas vezes durante o trajeto, a bateria poderá apresentar falhas.

• Instalar somente equipamentos originais
Hoje o mercado oferece diversos equipamentos eletrônicos para equipar a cabine. Para evitar problemas, é preciso instalar somente equipamentos que sejam originais das montadoras ou que possuam o selo de certificação do Inmetro. Conte com a ajuda de um especialista elétrico para fazer a adequação do sistema, para que a demanda dos equipamentos não interfira no bom funcionamento da bateria.

• Se ficar parado por muito tempo, desconectar a bateria
Existem equipamentos que estão sempre exigindo energia da bateria, mesmo com o caminhão desligado, como o sistema de alarme, por exemplo. Portanto, se tiver um período em que o veículo ficará sem uso, é indicado desconectar o polo negativo da bateria, para que ela consiga funcionar corretamente no momento que o motor for acionado novamente.
“Ressaltamos sempre a necessidade de consultar técnicos e especialistas, para fazer as checagens de rotina dos equipamentos, para que o caminhoneiro possa fazer suas viagens de forma segura e sem se preocupar com problemas no trajeto”, conclui o coordenador da Clarios.