As baterias estão em uma evolução constante para serem menos prejudiciais ao meio ambiente, mais baratas, leves e eficientes. Dezenas de fabricantes no mundo estão na busca da bateria imune às reclamações dos clientes, a missão mais difícil para a eletrificação da mobilidade, principalmente, em países com baixa renda per capita. A Volvo é uma dessas fabricantes que investem na busca de inovações, inclusive, com uma das soluções mais inteligentes no segmento de ônibus elétricos: ela vende o ônibus sem as baterias e as alugam para o cliente, assumindo os riscos e a obrigação da destinação para segundo uso ou reciclagem. Agora, a Volvo Trucks dá mais um passo importante: abre uma fábrica de baterias para caminhões elétricos na Bélgica, em Ghent (mapa da região na galeria de fotos). A planta produzirá as unidades de energia para os caminhões elétricos pesados da marca. 

 Na nova fábrica, as células e módulos da Samsung SDI serão montados em baterias feitas sob medida para a linha elétrica pesada da Volvo Trucks, modelos Volvo FH, Volvo FM e Volvo FMX.  A produção em série começa no terceiro trimestre deste ano. Com isso, a fabricante espera reduzir os prazos de entrega dos caminhões para os clientes

Fábrica de baterias

 Cada bateria tem capacidade de 90 kWh e o transportador pode ter até seis baterias (540 kWh) em um caminhão. O número de baterias depende da necessidade de autonomia específica de cada operação e das demandas de carga. 

 “Ao integrar o processo de montagem da bateria em nosso fluxo de produção podemos encurtar o tempo de entrega para nossos clientes e garantir baterias de alto desempenho”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. 

 As baterias da Volvo Trucks são projetadas para poderem ser remanufaturadas e reutilizadas. A própria fábrica é alimentada por energia 100% renovável. 

 Com produção de novos modelos 100% elétricos a partir deste ano na Europa, a Volvo Trucks passa a oferecer seis modelos de caminhões elétricos em todo o mundo, cobrindo desde as operações de distribuição urbana e recolhimento de resíduos até o transporte regional e obras de construção civil. 

 “Iniciamos a produção em série de caminhões elétricos já em 2019 e estamos liderando o mercado tanto na Europa quanto na América do Norte. Com o rápido desenvolvimento de redes de recarga e melhorias na tecnologia de baterias, estou convencido de que veremos uma rápida transformação de toda a indústria de caminhões em um futuro muito próximo”, finaliza Roger Alm. 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).