A Cummins anunciou recentemente que lançará um novo motor diesel X10, de 10 litros, na América do Norte em 2026. Ou seja, com isso a marca reitera que o transporte rodoviário ainda dependerá do diesel. Por isso, a marca está desenvolvendo um propulsor mais eficiente.
Seja como for, o motor destina-se às aplicações com caminhões médios e pesados rígidos. Ou seja, vocacionais como coleta de resíduos, bem como o transporte regional. E vai substituir os motores L9 e X12. Para versões estradeiras, a fabricante contará com o X15.
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Vale ressaltar que o X10 faz parte da plataforma universal de motores. Ou seja, de propulsores otimizados para usar diferentes tipos de combustíveis. Como diesel, gasolina, etanol ou mesmo o hidrogênio.
Potências do novo Cummins serão ajustadas
Para a gama de veículos médios, estima-se que a potência do X10 possa variar entre 320 cv e 380 cv, com torque entre 138 de 173 mkgf a 2.100 rpm. Já para aplicações pesadas, as potências devem variar entre 350 cv a 450 cv, com torque de 186 e 228 mkgf a 1.800 rpm.
O motor X10 com melhoria da economia de combustível, segundo a Cummins. Para reduções adicionais nas emissões de carbono, os clientes podem optar por usar B20 ou diesel renovável, para o mercado norte-americano.
A arquitetura X10 usa um alternador de 48 volts acionado por correia. Mas a novidade, de acordo com o fabricante, será o sistema de tratamento. Mas a Cummins não deu detalhes sobre o funcionamento do sistema.
Seja como for, o motor ainda contará com o Acumen, hardware digital Cummins. Além de tecnologias de software que fornecem conectividade digital. Bem como acesso direto e imediato a uma variedade de aplicações e recursos, como calibração “over the air” e serviço preditivo.
O motor X10, de 10 litros, estará disponível primeiro na América do Norte e Europa. Logo depois, chega às regiões onde a Cummins atua e que estejam com as normas de emissões mais avançadas.