As pressões para uma mobilidade mais sustentável vêm de todos os lados, de cidadãos mais conscientes, ONG’s, ambientalistas e, mais recentemente, de políticos. Isso tem incentivado a indústria a desenvolver soluções alternativas ao diesel convencional, e a Volvo acaba de anunciar um importante passo nessa direção.
Durante a FetransRio, a empresa anunciou que assinou um convênio entre a prefeitura de Curitiba, Urbs, a Universidade Tecnológica do Paraná, a empresa Sorriso e a Setransp para desenvolver e testar no Brasil um ônibus elétrico articulado. Os testes começarão no primeiro semestre de 2016.
Eletromobilidade
O veículo será desenvolvido na fábrica da Volvo em Curitiba e vai integrar o projeto global de eletromobilidade da Volvo Bus City Mobility. As outras cidades que participam desse projeto são Gotemburgo e Estocolmo, na Suécia; Edimburgo, na Escócia; Luxemburgo, em Luxemburgo; Hamburgo, na Alemanha; Montreal, no Canadá; Xangai, na China; Gangalore, na Índia; Bogotá, na Colômbia e Cidade do México, no México. Além disso, está previsto avançar o projeto na América Latina, incluindo já durante o próximo ano as cidades de Santiago, no Chile, Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil.
O ônibus elétrico híbrido articulado que a Volvo vai desenvolver vai operar 70% no modo elétrico e 30% no modo híbrido. O veículo fará uso da tecnologia plug-in, que permite recargas rápidas da bateria nos pontos de embarque e desembarque de passageiros.
75% menos consumo
O modelo a ser desenvolvido no Brasil já será o de segunda geração. O de primeira geração foi lançado recentemente durante o Salão de Hannover. A tecnologia plug-in foi testada em Gotemburgo, na Suécia, e os resultados demonstram uma redução no consumo de combustível e de emissões de CO2 em até 75% em relação ao ônibus convencional movido a diesel.
O City Mobility foi lançado em 2013 e tem como objetivo desenvolver soluções sustentáveis de transporte urbano. Reúne esforços do poder público, iniciativa privada e universidades para desenvolver soluções que atendam as demandas das cidades por um sistema de transporte público eficiente, com baixo nível de emissões de poluentes, mais silencioso, rápido, confortável e seguro.
A cidade de Curtiba é a primeira brasileira a fazer parte do projeto de eletromobilidade. “Queremos colocar o veículo em teste em condições reais de operação dentro das características do BRT (Bus Rapit Transit) de Curitiba. Nosso grande desafio é provar que a tecnologia é viável do ponto de vista econômico, ambiental e operacional. A meta é que o custo por quilômetro rodado para o operador de transporte seja igual ao de um veículo articulado movido a diesel, incluidos o investimento na aquisição do ônibus e gastos operacionais, como combustível e manutenção”, destaca Rafael Nieweglowski, coordenador do City Mobility da Volvo Bus Latin America.
Da mesma forma de como será feito em Bogotá, na Colômbia, o trajeto em que o ônibus será testado em Curitiba terá uma área chamada de zona ambiental e de segurança, onde são definidos limites de velocidade e de emissões. Nesses trechos, o veículo vai circular apenas no modo elétrico e com velocidade predefinida. “Será um veículo inteligente, que vai operar dentro do que for programado. Mesmo que o motorista queira dirigir em uma velocidade superior à estabelecida, não vai conseguir”, acrescentou Nieweglowski.