A Daimler Trucks produz caminhões Freightliner elétricos adicionais para testes com clientes na América do Norte. A frota Customer Experience (CX) da Daimler Trucks North America (DTNA) consiste em seis Freightliner eCascadia para serviço pesado e dois Freightliner eM2 106 para serviço médio.

eCascadia
eCascadia

Durante um período de 22 meses, 14 clientes diferentes de vários setores operarão todos os caminhões elétricos em seus negócios de transporte diário. Esses clientes são alguns dos maiores proprietários de frotas dos EUA, representando mais de 150.000 caminhões pesados e de serviço médio (classe 6-8) nas estradas dos EUA.

A frota de testes CX complementa a frota de 30 Freightliner eTrucks que, desde 2018, que estão em operação e recentemente ultrapassaram mais de 160.000 quilômetros acumulados. O lançamento no mercado do Freightliner eCascadia e do caminhão eM2 está previsto para o final de 2021.

O Freightliner eCascadia é baseado no caminhão de longa distância para cargas pesadas classe 8, classificação de peso bruto combinado de 80.000 toneladas no mercado norte-americano.

Para o início da produção em série, o eCascadia está planejado para tem até 730 cavalos de potência. As baterias estão planejadas para fornecer capacidade útil de 550 Kwh, um alcance de até 400 km e têm a capacidade de recarregar as baterias em até 80% em cerca de 90 minutos.

Abaixo, teste de cliente com do DAF elétrico

DAF CF Electric em teste no cliente Jumbo
DAF CF Electric em teste no cliente Jumbo

DAF apresenta 2ª fase do seu caminhão elétrico, com novo software e painel. Com a experiência acumulada de seis caminhões elétricos produzidos na 1ª fase, a empresa acredita que já poderá vender o caminhão CF Electric para poucos clientes selecionados, pois precisa ter perfil e responsabilidade para seu uso, e somente para cidades que produzam energia limpa. Não adianta trocar seis por meia dúzia, o caminhão ser elétrico e a energia ser produzida por fontes que causam impactos na natureza, como represas, termoelétricas, entre outras.

“Chegamos ao ponto em que podemos começar a vender o CF Electric em número limitado”, disse Richard Zink, membro do conselho de administração e responsável por marketing e vendas. “Em torno de algumas dezenas de unidades anualmente para garantir uma excelente qualidade. Por isso, iniciamos a produção de maneira controlada. Simultaneamente, podemos construir totalmente nossa rede de serviços, passo a passo. O cavalo mecânico CF Electric está agora disponível para clientes na Holanda, Bélgica e na Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha. Dependendo da infraestrutura local de carregamento da bateria e das possibilidades de pós-venda, a comercialização em outras partes da Europa será considerada”. 

Alguns clientes da DAF usaram apenas uma parte limitada dos 100 quilômetros de alcance do CF Electric. Agora, alguns operadores de transporte já dirigem cerca de 250 quilômetros por dia com o veículo. “É uma questão de planejar suas viagens de maneira inteligente”, disse Richard Zink. “A capacidade de carregar rapidamente as baterias – com o equipamento correto, totalmente carregado em pouco mais de 30 minutos – significa que quilômetros adicionais estarão disponíveis rapidamente, caso necessário.

Os clientes da DAF, Jumbo, Simon Loos e Tinie Manders Transport, da Holanda; e Rhenus Group, da Alemanha, possuem um CF Electric em sua frota. Também em Tinie Manders, o caminhão elétrico é usado com muita intensidade: o trator já percorreu mais de 30 mil quilômetros e circula sete dias por semana, das seis da manhã à meia-noite. A maioria das rotas consiste em viagens curtas na região de Eindhoven.

Ficha técnica do DAF CF Electric

Peso do cavalo mecânico                                                         9.700 kg

Motor elétrico                                                          210 kW

Torque                                                                      2.000 Nm

Capacidade da bateria                                          170 kWh

Alcance do veículo totalmente carregado          aproximadamente 100 km

Baterias de carga rápida                                     35 minutos (300kW)

Conceitos da indústria

O futuro aponta que os caminhões que rodam até 200 km por dia de distância serão elétricos. Além de terem que fazer bons caminhões com preços competitivos, os fabricantes vão ter que dominar a tecnologia de gerenciamento de energia. Todas estão em busca disso. 

O caminhão elétrico somente é viável em regiões que tenham produção de energia limpa. As principais são solar e eólica. A hidrelétrica somente será limpa se a construção da represa não provocar grande impacto ambiental na sua região. 

Os clientes da DAF, Jumbo, Simon Loos e Tinie Manders Transport, da Holanda; e Rhenus Group, da Alemanha, possuem um CF Electric em sua frota. Também em Tinie Manders, o caminhão elétrico é usado com muita intensidade: o trator já percorreu mais de 30 mil quilômetros e circula sete dias por semana, das seis da manhã à meia-noite. A maioria das rotas consiste em viagens curtas na região de Eindhoven.

DAF lança nova linha de caminhões para construção

A DAF Trucks, que já é líder europeu no segmento de cavalos mecânicos, agora quer ser um forte concorrente no segmento de caminhões chassi rígidos e para construção. Para isso, ela lançará uma nova linha de caminhões pesados no segundo semestre deste ano.  

O que mais vai diferenciar nessa nova linha em relação aos caminhões rodoviários, além de reforços em chassi, cabine etc., é a nova linha de eixos.

56 DAF CF 480 FAW
DAF CF 480 8×4. Fotos: divulgação

A marca, que produz os próprios eixos desde 1958, desenvolveu novos eixos para aplicações severas. Os eixos dianteiros, por exemplo, foram fabricados para suportar até 10 toneladas, pois o segmento de construção precisa de eixos dianteiros que suportem altas cargas. Eles são dotados de molas parabólicas de três lâminas. Para efeito de comparação, a capacidade técnica de peso dos eixos similares da Volvo e Scania é de 9 toneladas.

Para clientes que não precisam de tanta resistência, a marca deixará disponível os eixos de 7,5, 8 e 9 toneladas já existentes. Além disso, ela apresenta um novo eixo de 7,5 toneladas para rodado simples traseiro, 10 quilos mais leve que a geração anterior. Este eixo é para operações menos severas, como transporte de contêineres e materiais de construção.

Forte, mas não como os nossos

Para configurações 6×4 e 8×4 serão duas opções. Para operações de alta carga, o conjunto tandem com redução de ruído SR1360, suspensão a ar, freios a disco (isso mesmo, freios a disco para operações severas na terra), e duas opções de capacidade de peso, 21 e 26 toneladas. No Brasil, eixos similares oferecidos para o Volvo FMX são com capacidade de 26 e 32 toneladas. A outra opção que a DAF vai oferecer para o fora de estrada dela é o eixo SR1132T com redução única, suspensão de molas, freios a disco ou tambor e capacidade de 19 toneladas. A empresa exemplifica que este conjunto é indicado para betoneiras.

Também serão oferecidas 10 opções de relação de eixo traseiro (de 3,46:1 a 7,21:1). O intervalo de troca de óleo será de 450.000 km ou três anos.  

O novo chassi 8×4 terá PBT técnico (Peso Bruto Total) de 37 toneladas. O Volvo FMX oferecido no Brasil tem PBT técnico de até 52 toneladas.

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DAF CF 480 10×4

A gama de construção contará também com opção 10×4, construído em cooperação com outra empresa holandesa, a Estepe. Na versão basculante, ele terá PBT técnico de 49 toneladas e capacidade de 30 toneladas de carga líquida.   

Motores

Os modelos estarão disponíveis com as cabines CF e XF, e motores Paccar MX-11 (10,8 litros) ou MX-13 (12,9 litros) com potência variando de 390 cv até 530 cv, tanto para cavalo mecânico quanto chassi rígido. Para o CF ainda há opção do motor Paccar PX-7 (6,7 litros com potências de 234 cv ou 325 cv). A transmissão é a novíssima ZF TraXon de 12 ou 16 velocidades. Trata-se da melhor caixa de marchas que a ZF já fez no mundo e que já começou a ser nacionalizada no Brasil. Outro opção oferecida pela DAF para seus novos pesados é uma caixa manual de 16 velocidades.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).