Segundo a Fenabrave, entidade que representa a rede de distribuição de veículos, o número de emplacamentos de caminhões em fevereiro foi 6.508 unidades, volume 9,4% a menos do que janeiro, quando foram emplacados 7.185 unidades. Muitos interpretam que as vendas de caminhões em fevereiro foram menores, o que não é verdade.

Diferentemente de automóveis e motocicletas, os caminhões podem demorar de dois até seis meses para serem emplacados devido a outras burocracias e a produção do implemento rodoviário para os modelos chassis rígidos.

Assim, o implacamento depende muito da quantidade de dias úteis no mês e a capacidade diária de emplacamento de cada Detran.

Portanto, em fevereiro de 2020, foram emplacados, na média, 382,8 caminhões por dia, pois o mês teve 17 dias úteis. São modelos vendidos nos meses anteriores. Em janeiro de 2020, com 22 dias úteis, foram emplacados 326,5 caminhões por dia.

Em relação a 2019, o número de caminhões emplacados também foi maior neste ano do que em janeiro do ano passado, quando foram licenciados 315 unidades por dia, e em fevereiro de 2019, com 340,8 caminhões por dia.

Leia abaixo sobre a reta final do mercado em 2019

Com os dados de emplacamentos do mercado de caminhões em 2019, divulgados hoje (5/12) pela Anfavea, já é possível saber como ficará o ranking de vendas por marcas, pois os emplacamentos de dezembro, que serão divulgados em janeiro, dificilmente mudará a ordem. No total, o mercado de caminhões cresce 35,7%, com 92.737 unidades vendidas de janeiro a novembro, contra 68.352 no mesmo período de 2018. Confira o resultado por marca:

Posição Marca 2019
Mercedes-Benz 27.700
MAN/VWCO 24.379
Volvo 14.912
Scania 12.040
Ford 6.232
Iveco 3.479
DAF 2.906
Agrale 50

Vale ressaltar que nos números da Mercedes-Benz não estão inclusos os emplacamentos de comerciais leves (Sprinter 313 CDI Street furgão e chassi cabine) e, no caso da MAN e VWCO estão somandos os caminhões MAN TGX e não estão os do Delivery Express, por, também, entrar nas estatísticas de comerciais leves.

Leia mais:

Editorial: previsão de queda de PIB gera pessimismo que, aí sim, pode derrubar o PIB

https://transportemundial.com.br/vwco-e-delivery-dez-19/

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).