A compra de um caminhão, como ferramenta de trabalho, é um ato bastante racional, mas isso não significa que precisa ser totalmente sem emoção. Prova disso é a criação de séries especiais. Também com o objetivo de incrementar as suas vendas, a Scania acaba de lançar a sua sétima série especial, a Griffin Edition. A última foi lançada em 2012 em comemoração aos 55 anos da Scania no Brasil.

scania caminhao griffin edition
De tempos em tempos, os fabricantes de caminhões e automóveis lançam séries especiais que atendem às expectativas de um comprador que busca um veículo diferente do modelo normal de linha. Segundo Victor Carvalho, diretor de vendas de caminhões da Scania Brasil, a motivação para o lançamento é celebrar e reforçar a paixão pela marca. “Cada detalhe do Griffin Edition foi pensado para agradar os clientes que admiram a Scania”, explica Márcio Furlan, gerente de marketing e comunicação da Scania Brasil.

As vendas do Scania Griffin Edition já foram iniciadas e as entregas começarão a ser feitas a partir de outubro. O modelo de cabine será sempre o R Highline com os recursos aerodinâmicos e acessórios do Streamline, nas opções de motores de 13 litros de 440 cv e 480 cv e configurações de eixos 6×2 (56 toneladas de PBTC), 6×4 (74 t) e a recém-lançada 8×2 (54,5 t). Caso a Scania perceba demanda, poderá disponibilizar também a configuração 4×2, revelou Victor Carvalho. Um público potencial de modelos top de linha e personalizados são os cegonheiros que, geralmente, compram na configuração 4×2. Mas, de acordo com o executivo, muitos cegonheiros já estão optando pelo 6×2 por causa do transporte de SUV e picapes. 
rodas

As encomendas dessa série especial poderão ser feitas até dezembro e a expectativa da Scania é que 300 unidades sejam produzidas. O preço parte de R$ 420 mil na configuração mais barata (6×2). A configuração 8×2 parte de R$ 550 mil, e todos os equipamentos são de série. Os compradores dessa série especial também terão um desconto no contrato de manutenção premium (que inclui todas as revisões e  manutenções corretivas necessárias em decorrência do desgaste normal do veículo) por dois anos. O seguro também será 15% inferior.

Os diferencias do Griffin Edition

O que diferencia o Griffin Edition do modelo R convencional está em uma série de detalhes de acabamento e uma ampla lista de equipamentos que são opcionais no modelo de linha, mas de série no Griffin Edition. Entre os equipamentos funcionais, estão faróis de xenônio, laternas em LED, ar-condicionado, climatizador, rádio com GPS, Bluetooth e tela colorida de 6,5”, espelhos angular em ambos os lados para facilitar as manobras, entre outros.
volante

A caixa automatizada Opticruise, já de série no modelo, também está presente nessa versão, além do Scania Driver Support, tecnologia própria da Scania que serve como instrutor eletrônico instalado no painel e que dá dicas de melhor condução em tempo real e conforme o comportamento do motorista. Outro equipamento é o piloto automático inteligente Ecocruise, que ajuda a receber o melhor desempenho do veículo tanto na subida quanto na descida.

Um equipamente opcional na linha convencional e de série no Griffin Edition é o Scania Retarder, que faz uma diferença muito grande em termos de segurança e de redução nos custos de manutenção. Esse sistema de freio auxiliar hidráulico, que está em sua terceira geração, garante frenagem de até 1.000 cv de potência mesmo em velocidades baixas. Seu torque chega a 418 mkgf de torque.

Detalhes externos exclusivos

Na parte estética, o modelo conta com uma única cor exclusiva, o cinza carbono, que não se restringe às grandes partes da cabine, mas também cobre os detalhes como espelhos, maçanestas e para-choques.

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O símbolo da Scania, o grifo, está presente em vários componentes externos e internos dessa série especial (conheça a história da marca e do seu símbolo no especial História das Marcas, a partir página 48). No externo está na parte frontal superior da cabine, acima das portas, sob as laterais do defletor de ar, calotas das rodas dianteiras, nos aros das rodas traseiras, nas maçanetas e pontas do eixo. Internamente, está no volante (revestido com couro), tapetes e, como ponto alto, um grifo luminoso na parte traseira sobre a cama.  

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).