Tecnologias com promessa de redução de combustível conquistaram o Grupo VIP. A empresa acaba de adqurir 150 chassis de ônibus urbanos da linha O 500. Pelo menos 50 unidades serão equipadas com a tecnologia de recuperação de energia elétrica (RKM).

Veja a reportagem que TRANSPORTE MUNDIAL vez sobre o lançamento e como funciona essa tecnologia, entre outras dos chassis Mercedes-Benz, quando do lançamento delas, em agosto de 2017, clicando aqui: Mercedes-Benz apresenta novas tecnologias RKM e EIS.

Motorista é avisado pelo painel que o motor será desligado

“Com o desligamento automático do motor, o EIS vem demonstrando que efetivamente reduz o consumo de combustível, além de contribuir com a maior conscientização do motorista para que ele desligue o ônibus se o veículo ficar parado muito tempo”, ressalta Roberto Abreu, sócio proprietário do Grupo VIP. “Nossa expectativa é que o RKM também nos traga ganhos econômicos e ambientais”.

Maior conglomerado de empresas de ônibus de São Paulo, o Grupo VIP opera cerca de 200 linhas na capital, transportando diariamente, em média, 1,2 milhão de passageiros.

Superarticulado, realmente uma boa ideia

A frota do Grupo VIP é composta por 1.800 veículos, praticamente 100% da marca Mercedes-Benz, entre O 500 padron, articulado e superarticulado, modelos da linha OF e cerca de 40 vans Sprinter.

“Nessa frota, são mais de 330 superarticulados e mais de 300 articulados”, diz Roberto Abreu. “Aliás, o O 500 superarticulado foi desenvolvido pela Mercedes-Benz a nosso pedido. Temos uma história de mais de 40 anos de relacionamento. Como já conhecíamos bem os chassis da marca, solicitamos uma solução que aumentasse a capacidade de transporte de passageiros mantendo apenas uma articulação do veículo. Isso foi atendido plenamente. Aliás, as equipes de Engenharia e Pós-Venda da Mercedes-Benz sempre estão juntas da nossa equipe, não nos deixam na mão”.    

Na opinião da TRANSPORTE MUNDIAL, o maior acerto da Mercedes-Benz no chassi superarticulado, que o diferencia dos concorrentes, foi o uso de dois eixos no segundo carro, o que melhou bastante a estabilidade do veículo e conforto do usuário.

TRANSPORTE MUNDIAL VERSÃO DIGITAL

Sabia que a mesma versão da revista TRANSPORTE MUNDIAL impressa pode ser lida por meio de assinatura nas bancas digitais UOL (nuvem do jornaleiro) e GoRead? É possivel também acessar edições anteriores. Além da nossa revista, você pode acessar dezenas de outros títulos com uma única assinatura, com muito conteúdo e entretenimento para ficar bem informado em diversas áreas do conhecimento. 

 

 

Leia também:

Previsão de recorde histórico da safra 2018/2019 vai movimentar transporte de grãos

O desempenho de vendas das marcas em novembro e no acumulado

Volvo lança série especial FH 25 anos

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).