Outra fabricante presente na 67ª edição do IAA 2018, a Iveco está apresentando uma família composta por 18 veículos de tração alternativa (elétrica e Gás Natural Veicular), desde frete de longas distâncias até a mobilidade urbana, no estande que a empresa chama de ‘100% livre de diesel’.
Algumas versões do Daily Hi-Matic Natural Power estão sendo mostradas, sendo um deles movido a GNV com câmbio automático de oito velocidades, para a indústria de veículos comerciais leves. Dois Eurocargos, em versão movida a GNV. Um Stralis NP 400 rígido de 26 t com carroceria refrigerada. O modelo representa, segundo a fabricante, o primeiro da indústria com os dois motores a diesel do veículo refrigerado substituídos por motores a gás natural de última geração.
O Stralis X-Way Natural Power será equipado com um misturador de concreto elétrico. Enquanto o Stralis NP 460 é a único da linha de pesados a gás natural com transmissão automatizada de última geração. O minibus elétrico Daily, de emissão zero, também ganhou destaque no evento.
Pierre Lahutte, presidente mundial da IVECO, afirmou em conferência que a Iveco é a primeira fabricante na história do IAA a apresentar um estande sem nenhum motor a diesel.
“A indústria do transporte está mudando à medida que a pressão em relação aos motores a Diesel e a transição energética ganham força. Nossa exposição mostra que a oferta de veículos movidos a eletricidade e GNV está disponível atualmente e oferece uma alternativa viável em todas as missões do transporte de cargas e transporte de passageiros”, afirma Pierre Lahutte, presidente mundial da empresa.