A Iveco Bus lançou um website com informações detalhadas sobre os ônibus que vai entregar para o Programa Caminho da Escola. Nesse sentido, vale lembrar que a fabricante foi uma das empresas que ganhou a licitação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE).
A Iveco está entre os principais fornecedores de ônibus para o programa que visa garantir o acesso seguro e a permanência dos alunos em escolas públicas. Assim, evitando a evasão escolar.
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Seja como for, a fabricante de origem italiana vai fornecer um total de 7,1 mil unidades. Modelos 10-190 (Ônibus Rural Escolar ORE 2). E 15-210 (Ônibus Rural Escolar ORE 3).
Dessa forma, pela plataforma, as prefeituras de todo País contam com acesso aos dados técnicos. Assim como fotos e prazos estimados de entrega dos veículos.
Além disso, um passo a passo orienta como aderir às opções de aquisição via sistema do FNDE. A página traz ainda um formulário de contato, que coloca a equipe Iveco Bus à disposição para auxiliar no processo.
“A nova versão do ORE 2 passou por diversas melhorias. E pelo Programa Caminho da Escola, está com custo mais acessível que o ORE 1”, diz Paulo Kazuto, coordenador de marketing de produtos da Iveco Bus.
Mais detalhes sobre os ônibus
Os ônibus da Iveco Bus eleitos para o Caminho da Escola são o 10-190 que tem motor FPT de 190 cv e torque de 62,2 mkgf, com capacidade para 44 alunos, mais o motorista. Conta com tanque de combustível de 140 litros. O 15-210, também conta com motor FPT de 210 cv e torque de 73,4 mkgf. Assim, o modelo consegue transportar 59 alunos e o motorista. E tem tanque de 220 litros.
Seja como for, os veículos contam com plataforma de acessibilidade e dispositivo de poltrona móvel (DPM) em que o passageiro com pouca mobilidade embarca e desembarca sentado. Além disso, dispõe de ar-condicionado de série.
O chassi reforçado, garante durabilidade e resistência para terrenos difíceis. Por isso, contam com balanços dianteiro e traseiro reduzidos. O que proporciona maior manobrabilidade e estabilidade. Do mesmo modo, há bloqueio de diferencial automático, para melhor tração em condições severas de terrenos. A suspensão reforçada, resulta em melhor desempenho em estradas de terra e minimiza o desgaste do veículo.