Servitização é uma palavra que vamos ver e ouvir muito porque os significantes vão muito além do atendimento de pós-venda das empresas. A IVECO está focada na servitização e tudo isso está se materializando e pode ser vivido com a experiência do IVECO S-Way, grande lançamento da marca. Ao mesmo tempo do lançamento do melhor caminhão pesado já desenvolvido pela fabricante, o IVECO S-WAY chega com a mais avançada multiplataforma de serviços integrados e soluções inteligentes de telemetria para maximizar a produtividade e disponibilidade do caminhão no longo da sua vida útil. Trata-se do IVECO ON.

A servitização é a tendência das empresas do setor de caminhões em mudar de uma abordagem centrada em produtos para uma orientada a serviços. Principalmente com a comoditização dos veículos cada vez mais latente. Isso significa que, em vez de apenas vender caminhões, as empresas estão começando a oferecer uma gama de serviços relacionados à propriedade dos veículos, como manutenção, reparos, financiamento e até treinamento de motoristas. O objetivo da servitização é fornecer aos clientes uma experiência mais abrangente e conveniente. Muitos especialistas acreditam que a servitização se tornará cada vez mais importante no setor de caminhões à medida que as empresas procuram maneiras de se diferenciar e manter-se competitivas.

O propósito da IVECO com a servitização é desenvolver um ecossistema de serviços e soluções que facilitam o dia a dia do cliente e que contribua para a operação dele fornecendo tranquilidade para a aquisição do produto.

O mais novo lançamento da IVECO, o S-Way, apresentado na Fenatran, já traz todo esse conceito de servitização. Um ecossistema, embarcado ou não, que proporcionará uma experiência de uso ainda melhor e mais eficiente para a operação do cliente. Conheceremos todas essas soluções neste artigo.

Otimização da frota e do condutor em IVECO ON                

Lançado na Fenatran, a nova multiplataforma de conectividade digital e telemetria com serviços integrados estará disponível, primeiramente, para o S-Way. Por meio do portal do cliente IVECO ON, o operador pode monitorar e fazer a gestão de todas as informações para aumentar a eficiência da frota e dos condutores, como o consumo de combustível do veículo instantâneo, histórico, estilo de condução do motorista, assistência técnica remota, corrigir falhas, realizar atualizações de software, apurar dados históricos e comparativos, acesso a tutoriais, monitoramento da rota percorrida, entre outros serviços.

Todas as informações ficam atualizadas e disponíveis em tempo real na nuvem IVECO CLOUD. Conheça as principais ferramentas do portal IVECO ON:

Smart report: o sistema de Avaliação de Estilo de Condução (DSE) a bordo gera relatórios semanais que são enviados automaticamente ao Gerente de Frota para fornecer dados sobre parâmetros de consumo de combustível e comportamento dos motoristas monitorados através do algoritmo DSE, além de dicas para melhorar o estilo de condução e otimização do veículo. É possível exibir tanto os resultados gerais de toda a frota quanto os detalhes de cada veículo para entender melhor como reduzir o consumo de combustível.

Safe driving report: junto com o Smart Report, o motorista recebe este novo relatório que permite medir a segurança a bordo. O documento fornece parâmetros que irão ajudar o profissional a ampliar a cautela e a segurança na estrada.

IVECO webAPI (Application Program Interface): esse serviço destina-se aos clientes que pretendem criar os seus próprios painéis e relatórios, utilizando os dados oficiais emitidos pelo IVECO ON. As informações dos veículos são armazenadas diariamente e em tempo real no IVECO CLOUD, que agrega as informações de cada cliente e as disponibiliza nos sistemas dos clientes.

Os pacotes de solução

Com o objetivo de tornar o dia a dia do cliente mais fácil, e para que ele possa se dedicar a outros detalhes da operação, a IVECO lança pacotes de soluções integradas:

IVECO Service – DISPONIBILIDADE

Solução focada em manter o veículo em operação o maior tempo possível. O que está incluso:

  • Pacote completo de telemetria que auxilia na prevenção de paradas do veículo
  • Plano de Manutenção Completo e Flexível para maior agilidade das manutenções e melhor rentabilidade para o transportador
  • Equipe dedicada ao monitoramento da performance do veículo

IVECO Service – TCO

Solução que visa a redução do custo de vida do veículo. O que está incluso:

  • Pacote completo de telemetria que auxilia na redução do custo operacional
  • Plano de Manutenção Completo adequado à operação
  • Consultoria para redução do custo operacional do veículo e aumento de desempenho
  • Acessórios para melhoria de performance do veículo e redução do custo operacional

IVECO Service – TOP CARE

Solução focada na segurança e comodidade do veículo e do condutor. O que está incluso:

  • Pacote completo de telemetria voltado para o monitoramento e segurança do veículo e do condutor
  • Serviço de transporte, hospedagem e alimentação em caso de parada do veículo.
  • Equipe especializada para atendimento 24h