Enquanto soluções de mobilidade mais limpas, como caminhões elétricos ou movidos a gás biometano não estão disponíveis de forma economicamente viável, renovar a frota por modelos Euro 5 e mais econômicos já é uma forma de reduzir emissões e aumentar a segurança e com a vantagem de reduzir o custo operacional. É o que faz neste final de 2018 a Loga, responsável pela coleta de resíduos em São Paulo, com aquisição de 36 caminhões.

O investimento foi de R$ 10 milhões, os 36 veículos somam à frota de 200 unidades da empresa. 26 modelos são do modelo VW Delivery Express com baú de 13,5 m3 e sete com baú de 15 m3.

A responsabilidade das empresas não é apenas em investir em uma frota que emita menos poluentes, mas também com emissão de menos ruídos. Segundo a Loga, pelo fato de muitos desses novos caminhões atuarem na coleta de resíduos em hospitais, eles foram equipados com implemento de coleta mecanizados capaz de funcionar com o motor em um nível de rotação mais baixo.

Parte da frota substituirá furgões e, por terem 50% a mais de capacidade de carga, reduz a quantidade de veículos em circulação na cidade, consequentemente, a quantidade de motores em funcionamento e suas emissões.  

Os outros três caminhões entregues serão utilizados na coleta mecanizada, que reduz o contato dos coletores com os resíduos domiciliares. Como no caso dos veículos empregados na coleta hospitalar de grandes geradores de resíduos, os novos possuem implemento compactador para coleta lateral com capacidade de operar com o motor em baixa rotação, reduzindo a emissão de poluentes e o nível de ruído. Diferentemente dos equipamentos antigos, os novos têm, ainda, inclusão de um quarto eixo direcional, que permitirá melhorar a distribuição da carga, além de suspensão pneumática com balança embarcada, para auxílio no planejamento de rotas, e pesagem on-line.

“O sistema de pesagem embarcada dos novos caminhões da coleta mecanizada nos permitirá aprimorar ainda mais nosso já moderno sistema de planejamento operacional”, explica Valnei Nunes, presidente da Loga.

Nota da TM: Um grande passo que as empresas com atividade urbana poderiam dar é a adoção de caminhões movidos a gás, principalmente o biometano, combustível que pode ser produzido com o próprio lixo gerado na cidade. Para isso há necessidade de formação de um consórcio ou parceria entre indústria de caminhões, operadores logísticos e governo, como está ocorrendo na Europa. Veja este exemplo da Scania, Iveco e Shell com a União Europeia.

Ficha técnica dos novos caminhões da Loga

Coleta Mecanizada – Volkswagen 17-260 V-Tronic 8×2 com implemento de coleta lateral para 19 m³ com capacidade de funcionamento a 850 rpm, trazendo benefícios tanto para a economia de combustível quanto para o conforto acústico para o operador e às pessoas próximas. O veículo possui, ainda, 4º eixo direcional para melhorar a distribuição de carga e suspensão pneumática com balança embarcada para auxílio do planejamento de rotas, além de pesagem on-line.

Caminhão Hospitalar Grande Gerador – Volkswagen 17-260 V-Tronic 4×2 com implemento de coleta hospitalar mecanizado para 15m³ com capacidade de funcionamento a 850 rpm, trazendo benefícios tanto para a economia de combustível quanto para o conforto acústico para o operador e às pessoas próximas, incluindo os pacientes dos centros médicos da capital. O veículo possui, ainda, suspensão pneumática com balança embarcada para auxílio do planejamento de rotas, análise da faixa de peso do gerador e pesagem on-line.

Caminhãozinho Pequeno Gerador – Volkswagen Delivery 3-150 4×2 com baú Facchini para coleta hospitalar de 13,5m³ e maior capacidade volumétrica, o que proporciona maior produtividade. Possui chassi com tecnologia que não utiliza Arla 32.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).