MB lança cartão de pagamento

94

Com o objetivo de fidelizar e melhorar a gestão financeira dos gastos de seus clientes com a frota, a Mercedes-Benz do Brasil fez uma parceria com a Ticket e criou o cartão MercedesServiceCard. Este cartão funciona como um cartão de pagamento de despesas com a manutenção do caminhão. “A Mercedes-Benz é a primeira marca de veículos comerciais no país a oferecer um cartão de consumo de combustível, peças e serviços”, ressalta Ari de Carvalho, diretor de pós-venda da empresa.

O cartão pode ser como um cartão de crédito, com pagamento da fatura de forma mensal após o gasto realizado, ou como um cartão de débito, quando o frotista faz o pagamento antecipado à Ticket para que o motorista use esse crédito nos postos de combustíveis, na rede de concessionárias autorizadas Mercedes-Benz e demais estabelecimentos credenciados pela administradora do cartão. Geralmente, há uma avalição financeira da empresa para a liberação do crédito. Geralmente os frotistas que optam pelo pré-pago são empresas que não têm seu crédito aprovado.

A maior vantagem do MercedesServiceCard está na gestão e segurança dos gastos, principalmente pelo fato do motorista não precisar carregar dinheiro em espécie e também na tecnologia contra fraudes. Outra vantagem apontada é o desconto de 3% a 5% nos postos credenciados pela Ticket Card. Deve-se considerar que o desconto, vendido como vantagem, pode ser ou não uma vantagem. Isso dependerá se o posto credenciado estiver vendendo o diesel, pelo menos, no mesmo preço dos postos vizinhos. Do contrário, se nos postos vizinhos não-credenciados estiver mais barato, essa vantagem fica anulada. Porém, independente disso, as vantagens ao cartão continuam com a garantia que o transportadora terá a nota fiscal, muitas vezes esquecida ou perdida pelo motorista, e sempre garantida pela Ticket para fazer a substituição tributária do ICMS.

O frotista

tem total poder sobre o valor, onde, dia e horário que o cartão pode ser usado, evitando, assim, fraudes. Segundo Gustavo Zanardi Chicarino, diretor da Unidade de Negócios Gestão de Despesas da Ticket, atualmente são 2 mil postos credenciados de todas as banderias em rodovias e, caso não exista posto credenciado na rota de algum caminhão, a empresa vai lá e credencia. Os postos, inclusive, podem ser localizados pelo aplicativo Ticket Car para smartphone. Na loja do Google Play, o app Ticket Car foi avaliado por 375 usuários e ganhou nota média de 3,7, sendo a nota 5 a máxima possível.

O MercedesServiceCard é voltado somente para pessoa jurídica, podendo ser o motorista autônomo com apenas um caminhão, desde que ele tenha CNPJ. O custo mensal do cartão pode variar entre R$ 40 e R$ 10 por caminhão. Quando mais caminhão e mais serviços agregados, menor a mensalidade. E, no caso de frotas multimarcas, pode-ser fazer o cartão da Mercedes para os caminhões da marca e o cartão Ticket Car para os demais.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).