As alemãs Mercedes-Benz e MAN Latin America possuem dois veículos bem competitivos para atuarem no transporte e distribuição urbano e interurbano de carga. São os seus leves Accelo 1016 e Delivery 10.160 com o sobrenome Plus – que, em razão do 3º eixo instalado, entram para a gama de caminhões médios.
Em um passado não muito distante, o mercado disponibilizava caminhões leves que podiam ser adaptados 6×2, porém, não houve boa aceitação desses produtos, já que não existia a lei do VUC (Veículo Urbano de Carga), sendo possível trafegar pelos centros expandidos com caminhões maiores do que esses modelos.
Com a chegada da lei determinando que o transporte urbano teria de ser realizado com caminhões cujas dimensões fossem de 2,20 m de largura por 6,30 m de comprimento, limitou os empresários a transportar mais mercadorias por viagem. Agora, mesmo a lei alterando o comprimento para 7,20 de comprimento trouxe melhorias para o empresário que pode transportar mais, contudo, utilizando equipamentos como os representantes das fabricantes alemãs.
Isso criou uma nova tendência e o mercado começou a fazer adaptações de caminhões com essas dimensões, porém, com 3º eixo instalado – o que permite carregar 13 t de PBT (ante as 10 t do modelo convencional 4×2).
Mercedes-Benz e MAN Latin America, contudo, possuem produtos ajustados a essa demanda.
Para se ter uma ideia, empresas como Ambev e Brasil Kirin (de distribuição de bebida) foram umas das que solicitaram veículos com tais atributos.
Especialistas tanto da MAN quanto da Mercedes reconhecem que, nessa configuração, são caminhões com potencial para tirar volume dos caminhões médios.
Os representantes alemães têm em comum além das 13 t de PBT (Peso Bruto Total), a capacidade para transportar até 6 paletes altos.
O plus da MAN
O VW Delivery 10.160 Plus, por poder ser equipado com baú de 4,30 m, atende da distribuição de bebida a entregas de gás, e até cargas em geral, sobretudo as mais volumosas. Atividades usando implementos do tipo plataforma e tanques também vão bem nesse caminhão, uma vantagem possível graças à variação de entre-eixos para o modelo.
O 10.160 Plus chama a atenção porque o seu 3º eixo é instalado de fábrica, por isso o Plus adicionado à nomenclatura. Ele é produzido pelo BMB Mode Center (Centro de Customizações) da MAN, tendo toda a garantia de fábrica.
Seu motor Cummins ISF 160 de 4 cilindros em linha tem potência de 160 cv a 2 600 rpm e torque de 61,2 mkgf de 1 300 a 1 700 rpm. A transmissão é a ZF, mecânica de 5 velocidades. Seu sistema de acionamento por cabo permite que as trocas sejam mais leves e precisas, reduzindo a fadiga do motorista.
Além de possuir componentes conhecidos do mercado, outra razão para a boa aceitação do modelo é o seu valor de revenda.
Apesar do acabamento mais espartano, característica de veículos dessa categoria, pesquisa feita pela MAN Latin America entre os clientes mostrou que a cabine do Delivery é uma das mais aceitas do segmento, graças ao espaço interno, sendo possível levar mais dois passageiros, além do motorista. Contudo, a marca também oferece o 13.160 também com o eixo de fábrica.
A estrela da Mercedes
O Accelo 1016 não possui 3º eixo instalado de fábrica, porém, ele foi todo redimensionado mesmo na configuração 4×2 para receber a instalação do 3º eixo no mercado.
O cliente pode instalar o 3º eixo tanto atrás como na frente do eixo de tração. A escolha vai depender do tipo de implemento que o veículo receber. Há casos que dependendo de onde o eixo for instalado é possível aumentar a capacidade de carga sem aumentar o comprimento do veículo. E com as exigências que vêm afastando os veículos maiores das ruas, essa solução se torna vantajosa para o cliente.
A desvantagem da instalação do 3º eixo por terceiros é que, dependendo do problema, pode virar um jogo de empurra-empurra na hora de acionar a garantia da Mercedes ou do instalador. Por isso, a Mercedes recomenda que o instalador siga todo o protocolo recomendado por ela.
O 1016 possui motor Mercedes OM-924 de 4 cilindros em linha, com potência de 156 cv a 2 200 rpm e torque de 62,2 mkgf de 1 200 a 1 600 rpm. Já com relação à caixa de transmissão, a marca da estrela oferece duas opções: a MB 56-6 mecânica de 6 velocidades ou a Eaton FSO 4505 HDA, também mecânica, porém de 5 velocidades.
O desenho é outro forte atributo do modelo. Suas linhas mais arredondadas privilegiam a aerodinâmica. Denota sua robustez também a embreagem, cujo diâmetro do disco é de 362 mm (o mesmo usado nos caminhões médios e semipesados da marca).
Contudo, a marca oferece o Accelo 1316 que cujo 3° eixo é de fábrica. Esse modelo possui entre-eixo de 3 700 + 980 mm ou 4 400 + 980 mm. O modelo compartilha do mesmo motor da versão de 10 t, e a transmissão MB G 56-6, mecânica de 6 velocidades.