Conhecer a trajetória de profissionais bem-sucedidos é uma forma inspiradora para as pessoas, principalmente, as que estão começando no setor de transportes.

Laércio Silva, CEO da Millenium Transportes
Laércio Silva, CEO da Millenium Transportes

Laércio Silva, CEO e sócio fundador da Millenium Transportes, é o personagem deste post. 

Silva tinha 12 anos quando ingressou no mercado de trabalho. Seu primeiro cargo foi o de office-boy, em uma grande transportadora. Conviver com o dia a dia do negócio, foi, aos poucos, despertando o interesse de Silva pela área. Ao longo dos dez anos em que esteve nessa empresa, percorreu diversos setores administrativos e adquiriu muitas experiências, principalmente nas práticas do mercado de transporte.

“Meu último cargo nessa empresa foi o de encarregado de processos de licitação em órgãos públicos e cadastro em empresas para concorrências. E minha trajetória somente se encerrou por falta de oportunidade na área em que desejava atuar, o comercial, pois me disseram que não possuía o perfil para o cargo”, conta Laércio Silva.

A negativa foi, na verdade, o pontapé inicial para Silva trilhar novos caminhos. Ao sair dessa empresa, ele conseguiu algumas oportunidades em outros lugares, para atuar no que mais queria: a área comercial. “Cheguei a exercer a função de gerente de vendas em uma dessas empresas e aí veio a ideia de iniciar o projeto de uma empresa de mudança própria. Neste momento nascia, há 21 anos, a Millenium”, orgulha-se o CEO.

E como todo começo demanda muito esforço e dedicação, assim aconteceu para que a Millenium se estruturasse e ganhasse vida. “Ao longo dos primeiros anos, tanto eu quanto minha esposa, fizemos malabarismos para que a empresa atravessasse alguns momentos difíceis. Passamos por crises financeiras, estruturais e de cunho pessoal até que a Millenium se consolidasse no mercado de mudanças e transportes especiais no Brasil e no mundo”, recorda Silva.

Hoje, aos 55 anos, os planos de Laércio Silva são de continuar mantendo a Millenium no caminho do sucesso. “Não pretendo parar tão cedo, pois vivemos em um país de muitas oportunidades, mas que nos desafia diariamente. Até aqui tive o apoio da minha família, minha esposa e filhos que trabalham comigo e acreditam no futuro dos nossos negócios. Agradeço sempre pela negativa que recebi lá atrás e me fez lutar pelo que almejava”, conclui o CEO.

Hoje a Millenium Transportes conta com mais de 180 colaboradores e 300 clientes ativos. Recentemente, a empresa anunciou um faturamento anual de R$30 milhões, com previsão de crescimento de 20 a 30% até o final de 2020.

Sherp ATV é off-road russo para todo terreno

Os russos são conhecidos pela capacidade de produzirem armas e tecnologias de ponta para a indústria bélica. Não por acaso, o Sherp ATV, um dos caminhões mais “robustos” do mundo, se não for o mais robusto, é de origem russa.

VEJA O VEÍCULO EM AÇÃO

sherp
Desenvolvido por Alexei Garagashyan, um mecânico de São Petersburgo, o caminhão com tração 4×4, pesa 1,2 t e é equipado com um motor diesel Kubota de 1,5 litros que desenvolve 44 cv. Mas a capacidade de trafegar nos ambientes mais extremos, no gelo e na água – neste, a uma velocidade que pode chegar a 6,4 km/h, são seus maiores trunfos.

sherp
Graças ao tamanho dos pneus de baixa pressão com rodas de 25 polegadas, que rementem aos tanques de guerra, o caminhão pode rodar por tantos locais complexos.
sherp

O Sherp ATVé capaz de girar 360° e pode transportar quatro pessoas. O motorista ainda conta com alguns recursos a bordo da cabine, como um dispositivo que drena a água para fora quando ele está submerso. O pequeno caminhão tem 3,40 m de comprimento, 2,52 m de largura e 2,30 m de altura e custa em torno de US$ 65 000.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).