O novo Iveco T-Way é lançado para assumir o segmento que era do Iveco Trakker. O modelo foi desenvolvido para ser mais robustos e para operações fora de estrada mais extremas.

IVECO T WAY 12Segundo a Iveco, o T-Way completa a gama Way de caminhões pesados da marca, que conta com o S-Way como caminhão rodoviário, S-Way NP movido a gás e com o X-Way como fora de estrada para operações menos severas.

O novo Iveco T-Way apresenta uma nova transmissão automatizada HI-Tronix com funções desenvolvidas especificamente para percursos off-road. Novos freios a disco traseiros, sistema de suspensão traseira de alta resistência para eixos Tandem, menor peso mínimo e uma série de recursos como HI-Traction, juntamente com conectividade, serviços digitais e o conforto da cabine da família T-Way.

Motor e transmissão

O T-Way é equipado com o motor FPT Cursor 13 (13 litros) que desenvolve até 510 cv. Para configurações mais leves, também está disponível com o motor Cursor 9. Estes são acoplados às caixas automatizadas HI-Tronix de 12 ou 16 velocidades, que agora também apresentam novos recursos projetados especificamente para operações fora de estrada. Eles incluem o recurso Hill Holder para ajudar inícios em subidas íngremes, modo de balanço para ajudar a recuperar a tração em condições escorregadias e modo de deslocamento para condução em velocidade ultrabaixa.

Tração

IVECO T WAY 4Para trechos de estradas, o sistema Hi-Cruise melhora a eficiência da transmissão. Inclui mudança de marcha preditiva, controle de cruzeiro preditivo e uma função Eco-Roll que usa a inércia do veículo ao dirigir em declive. Com esses novos algoritmos.

O novo Iveco oferece uma nova solução de economia de combustível para missões que requerem operação ocasional com tração total: o sistema de acionamento hidrostático HI-Traction para modelos 6×4 rígidos e articulados. Ele opera a velocidades de até 25 km/h e é ativado automaticamente para fornecer tração hidráulica adicional às rodas dianteiras quando necessário. Ele oferece benefícios significativos em termos de consumo de combustível e carga útil em comparação com a solução AWD.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).