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VW Constellation 15.190 4×4

Depois da experiência bem-sucedida com o VW Worker 15.210 4×4, inicialmente desenvolvido para o Exército Brasileiro, a Volkswagen Caminhões (VWCO) resolveu relançar o modelo, agora, com a cabine do Constellation. Link para reportagem sobre o VW Worker 15.210 no final deste texto.

O modelo é equipado com motor MAN D08 de 4 cilindros, 4,6 litros, 186 cv a 2.400 rpm e torque de 700 Nm (71,4 mkgf) entre 1.100 e 1.600 rpm. O sistema de pós-tratamento, como no VW Constellation 24.280, é o EGR (recirculação dos gases), que dispensa o uso do reagente Arla 32. Como é um veículo de aplicação fora de estrada, quando mais simples for o seu funcionamento, melhor, e não depender de Arla é uma qualidade desejada, já que encontrar diesel de qualidade (S10) já é um desafio para quem transporta foram dos grandes centros urbanos.

Por que a VWCO utilizou o motor MAN D08 de 186 cv neste lançamento em vez do motor  MWM 6.10 TCA utilizado no Worker 15.210? A razão é simples, o modelo inicialmente desenvolvido para o Exército precisava ser Euro 3 por causa das regiões que os veículos rodam. Este Constellation 15.190 4×4 foi desenvolvido para o mercado civil, portanto, precisa atender às normas do Proconve P7 (Euro 5), e o motor MAN D08 é um produto pronto, como dizem nos bastidores, de prateleira e que atende ao Proconve P7 e, ainda, com a vantagem de não depender de Arla 32. 

Pacote Robust   

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Pacote Robust

O Constellation 4×4 conta com ângulo de ataque superior aos 26º. O PBTC (Peso Bruto Total Combinado) é de 27 t, o que o credencia para puxar diversos tipos de reboques utilizados em atividades dos setores do agronegócio, construção civil e bombeiro. A cabine conta com o pacote Robust, que inclui para-choque metálico curto e bancos em vinil.

O eixo dianteiro é da Marmon Herrington. A caixa de transferência para distribuição da tração entre os eixos dianteiro e traseiro conta com duas relações de transmissão. O eixo traseiro conta bloqueio no diferencial que pode ser acionado por meio de uma tecla no painel de instrumentos. A distância entre-eixos é de 4.800 mm.

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VW Worker 15.210 4×4

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).