O Brasil recebe a primeira frota de caminhões autônomos da Komatsu para uso, principalmente, em mineração. Os caminhões autônomos mostram serem viáveis em ambientes controlados e privados, locais nos quais os proprietários fazem o investimento em infraestrutura, o que está longe de a prioridade de investimentos de governos fazerem em vias públicas.

São seis autônomos da Komatsu importados para operar no complexo de extração de minério de ferro do mundo, localizado em Carajás, no Pará. Até o final de 2021, mais quatro caminhões devem entrar em circulação.

O controle é feito por tecnologias de inteligência artificial com dados coletados por GPS e radares, fazendo com que os caminhões autônomos da mineradora percorrem o trajeto determinados previamente. A tecnologia faz o caminhão parar se detectar obstáculo no caminho, como outros veículos, mesmo que de pequeno porte, pedras grandes etc.

Saiba mais sobre caminhões autônomos

Ao alavancar a experiência e o know-how tecnológico dos respectivos parceiros, o projeto mudou muito rapidamente da prancheta para os estágios de teste com os protótipos já construídos. O filme mostra o primeiro protótipo do Nikola Tre (BEV) em sua jornada começando na fábrica da Iveco, em Ulm, Alemanha, até a chegada no navio em Baltimore. Nos Estados Unidos, o caminhão é transportado até a sede de Nikola, e depois continua no campo de testes em Phoenix, Arizona. Assista o vídeo:

 

 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).