Nascida off-road

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A Ford apresentou no Salão de Detroit a nova F-150 Raptor, versão especial da picape com alto desempenho off-road. Totalmente redesenhada, a Raptor chega ao mercado estadunidense no final de2016.
F-150 Raptor 2015O veículo tem um chassi personalizado, o mais forte da linha F-150, com maior aplicação de aço de alta resistência. Produzida com liga de alumínio de nível militar, foi possível reduzir seu peso em quase 230 kg.

Suas linhas esculpidas remetem às chamadas “Trophy Trucks”, as picapes off-road mais rápidas e poderosas. A Raptor é mais de 15 centímetros mais larga em relação a F-150 padrão, para aumentar a estabilidade off-road. Ela também possui saída dupla de escape e rodas de 17 polegadas, com a nova geração de pneus todo-terreno BFGoodrich All-Terrain KO2, especialmente desenvolvidos para terreno off-road.

A Raptor é impulsionada pelo novo motor 3.5 EcoBoost, de segunda geração, que desenvolve com 417 cv de potência e torque de 60 mkgf – mais potente e eficiente que o V8 6.2 anterior. O novo motor é exclusivo da Raptor na linha F-150 e trabalha com uma nova transmissão de 10 velocidades que aumenta a sua eficiência. A nova caixa de transferência, que distribui a potência entre as rodas dianteiras e traseiras, combina os melhores atributos da tração sob demanda com a 4×4 integral.

“A nova caixa garante melhor tração em uma grande variedade de terrenos, tanto em baixa ou alta velocidade, em estrada ou fora de estrada,” diz Jamal Hameedi, engenheiro-chefe da Ford Performance.

A tecnologia pioneira de condução off-road da Raptor evoluiu para um novo sistema de gerenciamento, o “Terrain Management System”, que permite selecionar diferentes modos e otimizar a dinâmica do veículo de acordo com as condições do ambiente – como neve, lama, areia ou outros tipo de piso.

Para otimizar o desempenho, a nova Raptor traz também nova calibração no motor, do controle de tração, freio ABS e controle de estabilidade. Ela tem seis modos predefinidos: Normal, para condução diária; “Street”, para direção na cidade; “Wheater”, para rodar na chuva, neve ou gelo; “Mud and sand”, para trilhas de lama e areia; “Baja”, para rodagem no deserto em alta velocidade; e “Rock”, para andar em baixa velocidade nas pedras.

O diferencial dianteiro Torsen, item opcional, aumenta a capacidade off-road da nova picape. O sistema aumenta de forma significativa a aderência na dianteira da Raptor e permite atravessar obstáculos e rampas íngremes.

A nova Raptor possui de série amortecedores “Fox Racing Shox” com tecnologia que amortece e endurece o curso da suspensão em terrenos acidentados para aumentar a estabilidade. A avançada tecnologia de iluminação LED e câmera contribui para melhorar a visibilidade de dia e à noite.