Em razão da pandemia, a RX, responsável pela realização da Fenatran, tem realizado diversos eventos on-line. Um deles é a Rota Digital Fenatran. No último evento, a ação reuniu no final de setembro especialistas que abordaram como a transformação digital nas empresas pode funcionar como alavanca na aceleração da inovação e dos resultados na gestão da frota e da movimentação de materiais no mercado brasileiro. 

No primeiro dia, 29.09, Denis Dutra, CEO da Paletrans, enfatizou que o mercado está exigindo muita energia e reinvenção e a transformação digital é latente e mandatória em função da velocidade da demanda de soluções. Para Danilo Guedes, presidente da ABC Cargas, a indústria automobilística está sempre evoluindo muito: “O caminhão hoje é um computador sobre rodas e, para acompanharmos sua evolução, precisamos ter as equipes transformadas mentalmente na questão da inovação e da digitalização de processos e na condução dos veículos”, disse. “A máquina não veio para substituir o homem. Ela veio para melhorar o homem”.

Gestão de dados

Carlos Banzzatto, gerente de pós-venda da Volvo, lembrou que há vários anos a telemetria oferecia uma quantidade limitada de até cinco informações que compunham um relatório básico sobre a performance do veículo e do motorista e que isso causava a ele e ao gestor de frota muita preocupação. De acordo com Banzzatto, a grande evolução dessa tecnologia ao longo da última década foi exponencial e mudou a cultura sobre a conectividade, a telemetria e a gestão de dados. “Hoje, falamos de centenas de dados e informações que podem ser trabalhadas e compiladas para ajudar os clientes, transportadores e frotistas na tomada de decisão de maneira online, para reduzir o seu custo operacional e ajudar a identificar oportunidades de melhoria e otimização de sua operação”.

Eficiência energética

O evento destacou também a experiência e os resultados em eficiência energética adquiridos durante dois anos com a operação de caminhões Scania NTG (Next Truck Generation) no Brasil, com foco nas tecnologias que proporcionam uma economia de combustível de cerca de 20%. O painel abordou ainda uma apresentação da tecnologia a gás como parte de uma solução completa do portifólio da marca, feita pelo executivo Paulo Genezini, gerente de pré-vendas da Scania. O gerente de transportes do Mercado Livre, Andre Gonzalez, destacou que a empresa tem implementado um projeto bem-sucedido de intermodalidade de entregas, utilizando diferentes tipos de veículos, de provedores e prestadores de serviços de todos os tamanhos. “Para fazermos isso, considerando o volume de pacotes que circulamos todos os dias, em cidades diferentes no País, construindo rotas e alocando os profissionais e terceiros, além de considerando as restrições de diferentes modais, precisamos extensivamente aplicar recursos algorítmicos, modelagem matemática, conhecimento de domínio, colher dados do que está acontecendo na prática em termos de serviços, para que a distribuição seja eficiente”, explicou Gonzalez.

A locação de caminhões

No segundo dia, 30.09, a Rota Digital Fenatran abordou o crescimento da locação e as novas tecnologias para gestão de frotas. Gustavo Couto, CEO do Grupo Vamos, destacou que, enquanto mercados mais maduros como Europa e Estados Unidos contam com uma frota de caminhões locada da ordem de 20% a 25%, no Brasil, segundo estimativas, atualmente esse índice é de apenas 1% da frota de caminhões. Aline Rapassi, gerente de marketing de produto & estratégia de rede da Mercedes-Benz, informou que a a sua divisão de vans fechou uma parceria no Brasil com a Speedbird Aero. É uma startup brasileira especializada no desenvolvimento e operação de drones para realizar o transporte e entrega de produtos, tendo como base móvel da operação a Sprinter Furgão.

Mas detalhes desses participantes e de outros está disponível para acesso on demand na plataforma da Rota Digital no www.fenatran.com.br.

 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).