Um ano semelhante ao de 2014 para o setor de caminhões – com 137 054 unidades vendidas acima de 3,5 t de PBT (Peso Bruto Total) durante os 12 meses – é o que prevê o setor para 2015. Contudo, nem a queda do mercado e a possível estagnada em 2015 são impeditivos para a indústria investir na evolução de seus caminhões. Se 2014 deixou um legado, isso se deve às novidades apresentadas durante todo o ano, sejam novas linhas, renovação, tecnologias; enfim, todas elas poderão fazer a diferença este ano, pois deixaram o setor ainda mais maduro no que se refere a produtos. Neste especial de 12 páginas apresentamos o que de mais relevante em inovação foi apresentado para o leitor ir bem informado às compras este ano.
Uma marca a se destacar é a Volvo, que renovou toda a sua família de caminhões FH, FM e FMX e trouxe novos integrantes e soluções técnicas à linha VM. Pela primeira vez, toda a gama de caminhões da marca de origem sueca foi atualizada no período de um único ano, sendo este o maior lançamento desde que a empresa começou a produzir veículos no Brasil, no final dos anos 1970.
Apesar da baixa em 2014, a Mercedes-Benz conseguiu abocanhar 25,9% do mercado, com as vendas de 35 560 unidades. Isso se deve a uma série de aprimoramentos que a marca tem desenvolvido em sua linha desde 2012, com a introdução dos motores BlueTec 5 para atender à norma P7, de redução de emissão de poluentes.
Este ano, a marca da estrela apostou nos caminhões pesados Axor e Actros e no semipesado Atego, que receberam cerca de 40 novidades, permitindo, assim, que a Mercedes este ano possa brigar em nível de igualdade com marcas como Scania e Volvo.
2014 também foi o ano que marcou o retorno dos clássicos. A Ford Caminhões trouxe de volta ao mercado a tradicional Série F com as versões F-350 e F-4000, que chegam com novo motor para atender à norma do Proconve, porém, com o mesmo desenho – esse é a fonte do sucesso de venda da linha. Com a possibilidade de ser financiado via Finame, o Rei da Estrada Scania com motor V8 pertencente à linha R também foi relançado em 2014, com novos componentes que o deixaram mais econômico e apto para atuar com muito mais desenvoltura em operações com composições como bitrem, rodotrem e bitrenzão.
A Iveco fez estreias, apresentando no final do ano passado um modelo Tector para atender ao segmento médio. O modelo 150E21 ainda recebeu o sobrenome Economy, por causa do novo motor FPT N45 de 4,5 litros e PBT de 15 t.
A vez dos semipesados
Com o advento da caixa automatizada nos caminhões pesados e a confiança que esses componentes deixaram no mercado, isso sem entrar no detalhe da redução de custos operacionais que eles trouxeram às frotas, em 2014 foi a vez de as transmissões conquistarem espaço entre os semipesados. Volvo e Mercedes apresentaram suas versões VM e Atego com caixa inteligente. Apesar de ainda opcional, a Volvo dispõe do item para todos os membros da família semipesada. Já a Mercedes o oferece de série na versão Atego 2430.
Outros detalhes técnicos também foram incorporados, evoluindo ainda mais esse segmento. Confira nas paginas seguintes quais são as novidades que foram destaque ano passado e que farão a diferença em 2015.