Novo Cascadia recebe inovações da Freightliner

357

O melhor Freightliner de todos os tempos. Assim a fabricante, que pertence ao Grupo Daimler, classifica a nova geração da linha Cascadia de caminhões, que foi desenvolvida com foco na experiência da condução e na eficiência energética.

O novo Cascadia agrega características aerodinâmicas que possibilitaram a redução do consumo de combustível em até 8% (comparado a versão 2016), com mudanças no para-choque, capô, grade e no design dos espelhos. Além disso, se o comprador optar pelo pacote aerodinâmico, com itens opcionais, a marca garante 1% a mais de redução no consumo. Há também o pacote Aerox, com itens que melhoram o consumo em 2,5%, e deixam o visual do caminhão customizado. 

Outra preocupação da Freightliner, foi os sistemas de seguranças que equipam o novo modelo. Para este fim, a fabricante empregou o Detroit Assurance na linha. Trata-se de um sistema que agrega os recursos do ABA (assistente ativo de frenagem), que utiliza um radar para mapear a dianteira do caminhão; o ACC (controle de cruzeiro adaprativo), que mantém uma distância segura dos veículos a frente, o LDW (alerta de mudança de faixa), que, com câmeras, acompanha as marcações no chão e alerta caso o condutor saia dela e as luzes do tipo LED, que ampliam o campo de visão do condutor.

ASSISTA AO VÍDEO DO NOVO CASCADIA

Com a tendência dos caminhões se tornaram cada vez mais conectados no futuro, segundo a marca, foram investidos também em tecnologias de conectividade, com uma suite de sistemas remotos e de telemetria de última geração.  
 
A nova linha Cascadia é oferecido com duas opções de propulsores: DD15, de 405 cv de potência e torque de 241,9 mkgf, ou a versão DD13. Integra o trem de força a nova transmissão DT12, com opções de caixa manual ou automatizada. O DT12 é equipado com o sistema IPM4. que utiliza o GPS para antecipar-se aos próximos tipos de piso e, assim, utilizar o combustível de forma mais eficiente.


A cabine também foi reformulada e, segunda a marca, se comparada a versão antecessora, é ainda mais ergonômica para a operação de condução. A Freightliner diz também que o moderno painel de instrumentos foi projetado para facilitar o acionamento dos comandos e manter o motorista informado sobre as informações do veículo. 

“Com o novo Cascadia, não temos apenas atualizamos os sucessos do passado. Cada aspecto do caminhão foi repensado. Nós aumentamos a eficiência do combustível, a conectividade, a segurança, a qualidade e o desempenho”, explica Richard Howard, vice-presidente sênior de vendas e marketing da Daimler Trucks North America.