A DAF Trucks lançou uma nova geração de caminhões pesados XF, XG e XG+ com mais tecnologias de segurança e promessa de redução de mais de 10% no consumo de combustível. A geração XF vendida lá, com algumas diferenças, era a mesma lançada no ano passado no Brasil. A XG é totalmente inédita na marca e para ocupar um patamar superior, seguindo o que fez a Scania com o lançamento da cabine S em relação a R.

01 New Generation DAF XF truck with excellent aerodynamics

Os novos caminhões apresentam design de cabine totalmente novo e com alongamento frontal de 160 mm para melhorar a aerodinâmica. O XG e o XG + da DAF oferecem 330 mm de comprimento de cabine extra na parte traseira.

Para redução de peso, a fabricante passa a utilizar aço mais leve e de alta resistência na estrutura da cabine, e materiais de toque macio e couro em todo o interior. Iluminação LED de é usada em todo o caminhão, com atenção especial para os faróis. Isso inclui as luzes diurnas para tornar o DAF de nova geração reconhecível em todas as condições. A Nova Geração DAF foi projetada com foco na qualidade Six Sigma e os veículos passaram por mais de 20 milhões de quilômetros de testes funcionais, de durabilidade, confiabilidade e do cliente para garantir que os novos caminhões atendam aos exigentes padrões de qualidade da DAF.

Ambiant lights for homely feeling in New Generation DAF trucks
A segunda tela digital sensível ao toque é oferecida como opcional

A melhor eficiência de combustível de até 10% foi usando a dinâmica de fluidos computacional para criar uma cabine aerodinamicamente cônica, um para-brisa curvo, melhor vedação, câmeras digitais em vez de espelhos, além de motor e fluxo de ar sob a cabine otimizados.

Os motores são os Paccar MX-11 e MX-13, sistemas inteligentes de pós-tratamento de exaustão, redução peso, transmissão automática TraXon padrão e sistemas de assistência ao motorista. Os intervalos de manutenção aumentaram para os primeiros 200.000 quilômetros da indústria ou uma vez por ano.

O novo design da cabine apresenta um grande para-brisa e grandes janelas laterais com linhas de cintura baixas para uma visão direta como nos caminhões Ford. Como opção, está disponível uma janela com vista do meio-fio que – em combinação com o banco do acompanhante dobrável – oferece uma visão desobstruída de pedestres e ciclistas no lado do acompanhante.

Versões e potências

04 New Generation DAF XF XG and XGplus trucks 2021 Engine overview

Outra novidade é o sistema de câmera digital DAF, que pode substituir os espelhos principal e grande angular. O sistema DAF Corner View oferece visão máxima da área ao redor da coluna A da cabine no lado do acompanhante. Toda a iluminação do veículo agora inclui tecnologia totalmente LED.

DAF XG+

Com um volume de 12,5 m3, o DAF XG+ tem até 14% mais volume do que a atual cabine Super Space do DAF XF. O interior apresenta painel de instrumentos totalmente digital que pode ser personalizado de acordo com as preferências pessoais do motorista. Uma segunda tela de toque opcional está disponível para operar o sistema de navegação e infoentretenimento DAF. O novo comprimento da cama é de 2.220 mm em todos os modelos, com 800 mm de largura em todo o comprimento nos modelos XG e XG+. A iluminação ambiente de LED é ajustável em brilho e cor.

Prêmio Transporte Responsável
Prêmio Transporte Responsável
Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).