O Engesa EE-25 6×6 Ressurge

812

No dia 30 de novembro ocorrerá a Viver Ver e Rever 2014, tradicional exposição que mostra veículos antigos. Este ano teremos a presença de um caminhão de uma fabricante brasileira que marcou época e deixou saudades, a Engesa.

Em 2000, a empresa Universal Imp. Exp. Ltda., localizada no Estado do Rio de Janeiro, adquiriu os itens restantes disponíveis que sobraram nas instalações da Engesa. Dentre os itens, existiam 26 caminhões EE-25, todos incompletos.

Mesmo antes da declaração de falência da Engesa, muitos fornecedores já haviam deixado de fornecer peças e componentes para a montagem final dos veículos, assim, os 26 veículos ficaram sem motor, câmbio e eixo dianteiro.

Foram nessas condições que um EE-25 fora encontrado. Retirado da Engesa em 2001, o modelo estava sobre cavaletes, pois rodas e pneus não haviam sido sequer montados.

Aos poucos o modelo foi ganhando vida com a montagem de um jogo de rodas no sistema de tração traseiro, denominado “boomerang”, o EE-25 foi transportado para São Bernardo do Campo (SP) em uma oficina de caminhões e, ali passou nove longos meses, recebendo uma extensa restauração.

Foram adquiridos motor e cambio Mercedes Benz OM-366, que também equipavam o 1618, além de, um eixo dianteiro incompleto que, estava enterrado em um desmanche na periferia de São Paulo. Além disso, muito trabalho para preparar o modelo para a pintura nova.

Com o caminhão quase completo, o EE-25 foi levado a uma empresa especializada em freios na cidade de São Caetano do Sul (SP), onde foram instalados novos sistemas de freios, mais modernos e eficientes. 

Ficou curioso para saber o estado que o veículo se encontra hoje? 

Venha para a VVR 2014, dia 08 e 09 de novembro no memorial da América Latina, entrada franca. Traga toda a família e participe!