Off-roader puro sangue

52

Novos modelos são mais altos e longos que as versões anteriores

Novos modelos são mais altos e longos que as versões anteriores

A Mercedes-Benz acaba de anunciar a renovação da linha Unimog para o continente europeu. As versões U 4023 “extreme off-roades” e U 5023 “nariz curto” (denominações da fabricante) foram renovadas e já incorporam o novo conceito da marca para o caminhão, com motor localizado no meio do veículo. A mudança foi necessário para acomodar o motor Euro 6. A tomada de força instalada no motor permite que o usuário utilize seus recursos e dispositivos mesmo com o veículo parado.

De acordo com a marca da estrela, a cabine clássica, que vem mantendo o padrão desde 1974, se repete no modelo U 4023 extreme off-roader.,

A versão recebeu uma nova gama de equipamentos, que ampliam o conforto durante a operação, como o sistema de aquecimento e ventilação, importante para as estações extremas no continente. Pensando nisso, o modelo conta também com o sistema Tirecontrol, de ajuste de pressão, e que segundo a marca, foi totalmente redesenhado. Com ele é possível pré-configurar o veículo para rodar em determinados tipos de piso, como estrada, areia, e terrenos irregulares.

Com alma off-road o Unimog possui 8 marchas para frente e 6 para trás, e conta com função EQR, de ré rápida. O veículo, que também é utilizado para operações militares, possui algumas características para atender ao segmento, como sistema de monitoramento por câmera (opcional), que monitora o entorno do veículo, novos parachoques e sistemas de iluminação. Além disso, toda a suspensão do Unimog foi especialmente pensada para terrenos severos. O veículo possui capacidade de subida de aclives de 45° e inclinação lateral de até 38º. Como um off-roader, transpor regiões alagadas faz parte de sua rotina diária, e o Unimog pode trânsitar em profundidades de até 1,20 m.
 
Os novos modelos são voltados ao continente europeu, não há previsão de produção na América do Sul, embora existam alguns espécimes raros rodando na América do Sul, nas Forças Armadas e principalmente na mão de colecionadores. A marca aceita pedidos, que são importados da Europa.