A Mercedes-Benz do Brasil dá mais um importante passo no tema eletromobilidade. O seu ônibus eO500U, primeiro chassi de ônibus elétrico a baterias desenvolvido e produzido no Brasil, chega ao mercado argentino.
Com esse lançamento, a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina, subsidiária da Daimler Truck, também ingressa na eletromobilidade em seu país. Seja como for, o eO500U atende à crescente demanda por transporte urbano mais limpo.
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Para preparar a chegada da tecnologia ao país vizinho, a sede do Centro de Treinamento Mercedes-Benz em Tortuguitas, na Província de Buenos Aires, promoveu um evento de apresentação do veículo.
“O chassi do ônibus elétrico é um marco, o início de uma transformação rumo à visão de emissões zero. Concentramos todos os nossos esforços no desenvolvimento da mobilidade elétrica para enfrentar os desafios do amanhã”, diz Sebastián Gysin, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz Argentina.
Ônibus elétrico eO500U já circula pelas ruas de São Paulo
Totalmente desenvolvido no Brasil, o eO500U já é uma realidade na produção e nas vendas no País. E passará a ser em outros mercados da América Latina, como a vizinha Argentina.
“Até dezembro do ano passado, produzimos 50 unidades do modelo para a cidade de São Paulo. E as entregas continuam na capital. Ou seja, nosso ônibus elétrico está cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista, que é referência para outras metrópoles”, afirma Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
O chassi eO500U apresentado na Argentina é o mesmo modelo vendido em São Paulo. Assim, conta com cinco módulos de bateria que proporcionam autonomia de 250 quilômetros.
Além disso, conta com sistema de carregamento da bateria plug-in e o tempo de carga total é de três horas. Ou seja, utiliza o mesmo padrão tecnológico dos ônibus elétricos Mercedes-Benz eCitaro na Europa.
O eO500U conta com dois motores elétricos integrados ao eixo traseiro, freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia. Este funciona mesmo durante a recarga parcial das baterias com o veículo em movimento.
Ademais, conta com peso bruto total de 21,2 toneladas, com capacidade para receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento. Além disso, sua suspensão independente do eixo dianteiro proporciona maior raio de giro, melhorando a manobrabilidade e o conforto.
Apoio aos clientes na transição para os veículos elétricos
A Mercedes-Benz do Brasil, com apoio de seus representantes e outros parceiros na América Latina, dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade. Especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica. Nesse sentido, a empresa conta com uma equipe de eMobility que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado.