Ônibus Volkswagen chegam com sistemas de segurança de série

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O ônibus Volkswagen com tecnologia de emissões Euro 6 começam a chegar ao mercado. Agora dotados com sistema de segurança ativa de série. Todos com atuação automática. Ou seja, sem a necessidade de intervenção do motorista. 

Entre as novidades, os ônibus começam a chegar aos clientes equipados com sistema de partida em rampa. O chamado rampa (HSA, sigla em inglês). O sistema impede que o veículo retroceda em aclives. Liberando gradativamente o sistema durante a aceleração. O benefício é que está disponível também para transmissão manual. Vale lembrar que o componente é comum em veículos com caixas automáticas ou automatizadas.

Seja como for, o HSA facilita inclusive arrancadas nas subidas. Ou a ré em declives. Já que evita rolagem em sentido contrário de marcha.

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Outro componente disponível é o controle de estabilidade (ESC). Este, por demanda de lei. Ou seja, ele evita derrapagens porque detecta qualquer desvio da trajetória determinada pelo volante. Assim traz o veículo de volta.

Segurança complementar

Volkswagen entrega ônibus com sistemas de segurança de série
A nova família de Ônibus Volkswagen com motores Euro 6 já está no mercado 

Ademais, a inteligência embarcada do veículo faz com que o sistema ESC trabalhe o tempo todo em conjunto com outras soluções. Como os freios e o controle de tração (ATC). Este último, conta com sensores eletrônicos. Eles monitoram constantemente a trajetória do veículo. Dessa forma indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda. Assim como ajusta o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento.

Completam esse pacote de série o sistema antitravamento das rodas e de distribuição de frenagem (ABS e EBD respectivamente). Assim como o bloqueio de partida do ônibus com suas portas abertas. Item que impede que as portas sejam abertas em movimento. Garantindo, assim, a segurança dos passageiros.

Oito novos modelos

A Volksbus apresentou oito novos modelos que levam a mais de 50 versões em termos de capacidades. Assim como distância entre os eixos, motorização, nível de equipamentos etc.

A gama é formada pelos modelos de entrada mini e micro-ônibus 8.180 R, 9.180 S e 11.180 R e S. Este último, o maior micro-ônibus do mercado. Além disso, a gama conta com os modelos 15.210 S / R, 17.230 S e 17.260 S. E os mais pesados 18.320 SL e 18.320 SH. 

Vale lembrar que R quer dizer que o ônibus tem suspensão metálica. Enquanto que no S o veículo traz suspensão pneumática.