Referência na fabricação de eixos e sistemas para trem de força, a Meritor completou 65 anos de fundação no Brasil no último dia 16 de julho. A empresa também comemora a marca de 8,7 milhões de eixos produzidos, dos quais, 3,5 milhões exclusivamente para veículos comerciais.

Leia + sobre a mobilidade sustentável na Coca-Cola

Outro comemoração foi o início da fabricação no País do eixo elétrico 14xe, desenvolvido pela marca Blue Horizon, unidade de negócio dedicada a novas tecnologias para a mobilidade. O componente equipa o novo VW e-Delivery, o primeiro caminhão 100% elétrico fabricado no Brasil, na fábrica de Resende (RJ).

A Meritor anunciou para 2022 o início de testes dos eixos elétricos 12Xe e 17Xe. O primeiro vai equipar caminhões de 6t a 19t de PBT nas configurações 6×2 ou 4×2, com potência contínua de até 200 Kw. Já o modelo 17Xe vai fornecer até 430 Kw de potência contínua, para uso em veículos entre 26 e 44t de PBTC, também nas versões 4×2 ou 6×2.

A Meritor Brasil fornece componentes para os mais importantes fabricantes de caminhões, ônibus e veículos especiais, como a Volkswagen Caminhões e Ônibus, Mercedes-Benz, Iveco, Volvo, DAF e Volvo. A extensa linha de produtos vai de eixos simples, duplos e em tandem, que vão de 6 t a 125 t de PBTC.

Participação e crescimento

Com 50% de participação no mercado de veículos comerciais acima de 6 toneladas, a Meritor Brasil estima encerrar o ano de 2021 com a produção de 120 mil eixos fabricados na planta de Osasco (SP), o que representa um crescimento de 90,5% em relação aos volumes de 2020, que totalizou 63 mil unidades.

“Apesar de estarmos otimistas com a alta demanda e a fila de espera, após um ano de retração por conta da pandemia, teremos de ser cautelosos com a cadeia de suprimentos, tanto local quanto internacional, já que competimos com outras regiões do mundo e precisamos compartilhar os volumes e preços das commodities que estão em alta”, afirma Kleber Assanti, diretor de vendas e marketing da Meritor para América do Sul.

Enquanto isso, a empresa continua investindo em novas tecnologias. Como os eixos MT-610 e MS-160 EVO que receberam melhorias de performance e e de peso. Além do Meritor Auto-DCDL, um componente de bloqueio automático de diferencial que possibilita o travamento automático das rodas e será oferecido para as montadoras a partir de 2022. E, ainda, o Meritor Detachable, um sistema que transforma veículos 6×4 em 6×2, proporcionando ganhos com a redução de custos de manutenção e pedágio.

 

AnuncioPTR2021 1pag
REVISTA ONLINE linkedin
Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).