Citröen Jumpy utiliza a mesma plataforma do Peugeot Expert

O Grupo PSA, dono das marcas Citroen, Peugeot, DS5, Opel e Vauxhall, quer repetir na América Latina, principalmente no Brasil, o sucesso alcançado no segmento de veículos utilitários na Europa. Lá, somando as vendas de vans, furgões e chassi cabine das marcas Peugeot e Citroën, o grupo tem 18,9% de participação.

Esta semana, o vice-presidente de veículos utilitários do Grupo PSA, Frédéric Chaupuis, apresentou os planos para a América Latina e que pretender ter a mais completa linha de veículos comerciais leves até 5 toneladas de PBT. A estratégia, além de furgões, vans e chassi cabine, contará com o lançamento de uma picape de 1 tonelada.

Expert é uma das novidades da Peugeot

Até então, as marcas Citroën e Peugeot tinham uma atuação muito tímida nesses segmentos. A Citroën com Jumper e, no passado, também com Berlingo. A Peugeot com Boxer e Partner, e no passado, também com a picape Hoggar.

Agora, a estratégia contará com versões mais modernas dos seguintes modelos:

Segmento Modelo Principais concorrentes
Furgão e van pequeno Peugeot Partner e Citroën Berlingo Fiat Fiorino e Renault Kangoo
Furgão e van médio Peugeot Expert e Citroën Jumpy Mercedes-Benz Vito
Furgão e van grande Peugeot Boxer e Citroën Jumper Fiat Ducato, Renault Master e
Mercedes-Benz Sprinter
Chassi cabine Peugeot Boxer e Citroën Jumper Hyundai HR, Kia Bongo, Renault Master e Mercedes-Benz Sprinter
Picape de 1 tonelada Lançamento futuro Fiat Toro

 

Mercado

Segundo Frédéric Chapuis, os lançamentos serão gradativos e muitas novidades serão conhecidas até a próxima Fenatran que ocorrerá entre os dias 16 e 20 de outubro no São Paulo Expo. As duas marcas estarão presentes à feira.

Mesmo que não informe, com a volta do Citröen Berlingo, a Peugeot pode mudar o Partner também

Conforme o vice-presidente da comunicação e relações institucionais do grupo na América Latina, Fabrício Biondo, até 2021 serão lançados oito novos veículos utilitários, incluindo a picape de 1 tonelada.

Outra metada estabelecida pelo grupo é dobrar as vendas de veículos utilitários na região, hoje em 30 mil unidades. 

O mercado de VU na América Latina em 2016 foi de 824.900 unidades. O Brasil, mesmo na maior crise econômica de sua história, lidera com 300.150 veículos utilitários, seguido do México (236.000), Argentina (155.400) e Chile (75.900). O Grupo PSA é líder no Chile e vice-líder na Argentina. 

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).