Os programas de pós-vendas ganham cada vez mais importância no foco das fabricantes de ônibus, que desenvolvem soluções padrões ou personalizadas para a frota de seus clientes. Após detalharmos o projeto VED, da Volvo Buses, procuramos as fabricantes Scania, Iveco Bus, Volksbus e Mercedes-Benz para conhecer suas soluções na área de manutenção e pós-venda. Confira abaixo!
SCANIA
Com soluções diferentes para cada perfil de operação, a sueca atua em duas frentes: auxiliar juridicamente o cliente, do tipo de operação, até a escolha do veículo.
Para executar estas etapas, a fabricante criou em outubro de 2015, na estrutura de operações de ônibus, a área de desenvolvimento do mercado de urbanos, cujo objetivo é indentificar a necessidade de renovação da frota e demais particularidades de cada cliente.
Além de auxiliar o cliente na escolha do veículo, a Scania ajuda na escolha do programa de serviço e manutenção adequado, que varia de acordo com o perfil da atividade.
“Deixamos de comercializar só o chassi para nos preocupar com a mobilidade, a operação e o passageiro do cliente, colocando à disposição dos clientes nosso portfólio de recursos”, afirma Silvio Munhoz, diretor de vendas de ônibus da Scania no Brasil.
Para o executivo, a Scania passa a ser um intermédio entre a realidade local e mundial, por meio do know how adquirido nas operações mundiais da empresa, fornecendo subsídios para clientes e governos: “Vamos trazer e oferecer aos operadores, membros dos órgãos gestores do transporte público sobre rodas e demais autoridades o conhecimento que a Scania está adquirindo em diversas experiências ao redor do mundo em soluções para a mobilidade urbana eficiente”, explica o diretor.
A Scania possui um dos melhores programas de manutenção e pós-venda do mercado, com cinco opções: Premium, Mais, Trem de Força, Compacto e Standard.
PREMIUM: Abrange todas as revisões necessárias para o veículo, bem como as manutenções em decorrência do desgaste natural.
MAIS: O Scania Mais contempla todas as revisões e a mão de obra necessária à realização das manutenções corretivas decorrentes de desgaste natural.
TREM DE FORÇA: Como o próprio nome diz, o pacote é voltado ao trem de força do veículo, e foca nas manutenções corretivas das partes internas do motor, transmissão e diferencial.
COMPACTO: Contempla a troca de óleos e filtros, com mão de obra inclusa.
STANDARD: Abrange as revisões do plano de manutenção Scania, substitui óleos e filtros, lubrificações específicas do veículo, mão de obra necessária, além de acompanhamento do veículo.
IVECO BUS
Outra fabricante com soluções pós-venda, de prateleira e personalizáveis, é a Iveco Bus. Em entrevista para a TRANSPORTE MUNDIAL, o coordenador de pós-venda, Daniel Moreira, detalhou as soluções da empresa para o segmento de ônibus.
Daniel inicia falando sobre o diferencial das empresas: “Hoje, com a enorme quantidade de produtos, as soluções são como commodities. Então, o que faz a diferença, ou o que vai fazer com que a empresa gere uma nova venda, é o suporte dado durante a operação do veículo.”
Para corresponder às expectativas dos clientes, Daniel diz que a Iveco Bus atua no foco do foco do cliente, ocupando-se com o que realmente é relevante para o cliente: a disponibilidade da frota e custo operacional.
“Hoje todos os nossos pacotes de serviços são pautados por estes dois pilares (disponibilidade da frota e custo operacional) para ajudar o cliente a extrair a máxima rentabilidade a cada quilômetro rodado. Isto é o que norteia as nossas atividades.”
Conheças os programas da Iveco Bus na área de manutenção e pós vendas:
NON-STOP: suporte técnico remoto 24 horas, em todo o território nacional.
WINDELIVERY: Reposição de peças avariadas em até 24 horas, diminuindo o tempo de parada do veículo.
VIP: Neste programa, são classificados ‘VIP’ conforme a necessidade da peça. Em caso de reposição urgente (quando o veículo depende da peça para não ficar parado), a Iveco Bus garante peças novas em até 48 horas.
NOVIDADES: A fabricante está lançando um pacote de revisões com preço fixo para o chassi 170S28 (transporte urbano e fretamento). Com previsão de lançamento até o fim de maio, o pacote abrange as quatro primeiras revisões, e ajuda na programação de custos do cliente.
VOLKSBUS
Dentre os programas da Volksbus, um se destaca: o MPVO (Monitor de Pós-Vendas Ônibus), equipe que, in loco, acompanha as operações de manutenção dos clientes que optam por realizá-las em suas próprias instalações.
Dentre outras atribuições, o MPVO foca na identificação da necessidade de treinamento técnico, condução econômica ou de conhecimento do produto, e outras que surjam eventualmente.
Veja outros pacotes da fabricante:
VOLKSTOTAL PLUS: Voltado a veículos novos, o pacote abrange a manutenção preventiva e corretiva da frota, de acordo com o plano de manutenção estabelecido para os veículos. Além disso, o programa envolve a substituição ou reparo de peças e fluidos, bem como a mão de obra necessária para as tarefas.
VOLKSTOTAL PREV: Aplicado em veículos novos e usados, o pacote contempla toda a manutenção preventiva da frota, substituindo óleos, lubrificantes e filtros, de acordo com a vigência do contrato.
VOLKSTOTAL POWERTRAIN: Complementa os outros pacotes (Prev e Plus), e abrange o powertrain dos veículos, cobrindo custos com reparos corretivos na parte de força (motor, transmissão, embreagem e diferencial).
MERCEDES-BENZ
Líder do mercado de ônibus brasileiro, com 57,07% de participação, a Mercedes-Benz oferece três programas de suporte aos clientes: Lube, Basic, e Full Service, que têm como objetivo reduzir os custos com manutenção. Veja o que cada um deles oferece:
LUBE: Abrange a troca de óleos, elemento do filtro de óleo do motor e mão de obra.
BASIC: Além da manutenção preventiva, inclui peças, lubrificantes, fluídos e mão de obra.
FULL SERVICE: Contempla as manutenções preventivas e corretivas, além de peças e mão de obra referentes aos chassis da marca.
CENTER BUS:
A Mercedes-Benz possui 25 Centros Especializados em Ônibus (Center Bus), onde os clientes da marca contam com o apoio dos profissionais da empresa, desde o momento da compra, passando pelo treinamento de motoristas e mecânicos, até a disponibilização de oficinas móveis aos clientes.